Sem culpa! Pães não estão associados ao ganho de peso, segundo estudo



Pesquisa feita na Austrália derrubou mitos sobre o consumo do alimento

Depois da boa notícia de que laticínios ricos em gordura são benéficos para a saúde, agora é a vez de comemorar a saída dos pães do rol de vilões da dieta. De acordo com uma pesquisa publicada recentemente na Austrália, milhares de mulheres têm decidido eliminar brioches, croissants, baguetes e afins de suas rotinas diárias de alimentação. Muitas vezes, induzidas por mitos.

Para acabar com especulações e tornar a atitude das pessoas em relação ao consumo de pão mais consciente, foi realizado um estudo nacional com mais de mil mulheres entre 25 e 65 anos de idade. E o resultado foi bastante desanimador para padeiros e artesãos do pão: 43% das mulheres evitam consumir o alimento quando estão de dieta e 20% delas se sentem culpadas quando comem. Além disso, 58% acreditam que comer pão contribui para o ganho de peso.

Embora o pão seja acusado de contribuir para o ganho de peso, principalmente em função da presença do glúten em sua composição, não há evidências que comprovem essa associação. Para a nutricionista e especialista em saúde Sharon Natoli, do instituto Food and Nutrition Australia, a valorização crescente de dietas baseadas em pouco carboidrato contribuiu para a estigmatização do pão."Muitas mulheres não conhecem a longa lista de benefícios oferecidos pelos pães integrais e de baixo índice glicêmico. Por vezes, dietas livres de glúten são mais prejudiciais do que positivas em termos de elevação nos níveis de açúcar", explica.

No 'Bela Cozinha': dieta sem glúten pode ser pobre em fibras

A enorme diversidade de pães que exibem a etiqueta de saudável também contribui para a desorientação das consumidoras. Segundo a pesquisa, mais de um terço das mulheres australianas assume procurar opções mais saudáveis no mercado, enquanto 65% acreditam que as informações sobre esse tipo de alternativa deveriam ser mais acessíveis. "A escolha correta do pão pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto na digestão quanto no aspecto energético e, em última instância, contribui para um coração, mente e corpo mais saudáveis", afirma a especialista.

O segredo, portanto, está em saber escolher a opção certa de pão para o seu estilo de vida. As crianças, por exemplo, podem se beneficiar da presença de ômega 3, fibras e vitaminas do complexo B, enquanto as pessoas preocupadas com a saúde do coração podem preferir um pão rico em sementes e cereais integrais. Seja como for, de acordo com a pesquisa, o pão é um alimento recomendado pelas autoridades de saúde como parte fundamental de uma dieta saudável e equilibrada e não deve ser cortado da rotina alimentar.

Comentários