Sucos naturais que tratam inchaço


O inchaço ou retenção de líquidos está entre os transtornos mais comuns que afetam a saúde e a forma do corpo humano. Sobretudo em mulheres, esse tipo de problema tem se tornado cada vez mais frequente nos seres humanos nos últimos tempos.

A quantidade de proteínas no sangue, o teor de sais à disposição no corpo, as variações de pressão sanguínea regional, a atividade da força gravitacional, o sedentarismo, entre outras oscilações passiveis de atingir o organismo humano figuram como os predominantes causadores do inchaço, este que é denominado de edema na linguagem médica.   

Evitando a ocorrência do edema

Os sucos funcionais estão no topo da lista das receitas mais eficazes na prevenção do surgimento do edema no organismo. Originadas a partir da utilização de ingredientes ideais no combate ao problema, essas bebidas naturais são capazes de promover importantes resultados preventivos e/ou contra a retenção de líquidos ou inchaço.

Salsinha, água de coco, aipo, morango, abacaxi, entre outros, figuram na lista dos componentes naturais mais indicados para o preparo de sucos cuja finalidade é combater o edema. Abacaxi e morango, inclusive, se adicionados em uma mesma composição resultarão em um rico composto com função antioxidante, isso em decorrência da vitamina C, que em ambos os frutos é um nutriente com forte presença.

Sucos naturais que tratam inchaço

O consumo do suco preventivo contra o inchaço, segundo pesquisas nutricionais, é indicado ao final de um dia estressante ou mesmo após uma balada, festa ou noite de curtição. Recomenda-se isso devido a ação tranquilizante de agentes como o aipo. O suco desse legume, por exemplo, é capaz de estimular uma sensação de calmante que, se acrescentado 50 ml de chá de camomila, será ainda mais eficaz.

Sugestões de receitas

Simples e rápidas de preparar, as receitas de sucos para o combate e/ou prevenção do inchaço ou retenção de líquidos constituem apenas em adicionar os ingredientes na quantidade de água recomendada e bater no liquidificador.

Refresco alma lavada

- Uma fatia grossa de abacaxi
- Seis morangos
- Um pedaço pequeno de folha de couve

Bebida antigastrite

- Metade de uma maçã picada
- Um pedaço de aipo
- Suco de duas laranjas

Suco anti-inchaço

- Metade do talo de aipo
- Uma fatia de abacaxi
- Quatro morangos orgânicos
- Quatro colheres de sopa de salsinha
- 100 ml de água de coco

Vitamina do intestino

- Uma fatia média de beterraba
- Metade de cenoura picada
- Um pote de iogurte natural desnatado
- Água, caso seja preciso

Bebida da boa digestão
- 200 ml de água de coco
- Oito folhas de hortelã
- Uma fatia de melão

Suco da juventude
- Uma fatia média de melancia
- Suco de um limão
- Uma colher das de chá de canela em pó

Comentários