Tomar leite orgânico na gravidez pode afetar Q.I. do bebê


Estudo comprova que bebida tem um terço a menos de iodo que o tradicional

As mulheres grávidas e as mães que estão amamentando que só bebem leite orgânico podem estar colocando a saúde mental e o Q.I. de seus filhos em risco, é o que garante ao jornal britânico Daily Mail um grupo de cientistas da Reading University, de Londres . De acordo com as últimas pesquisas realizadas, este tipo de leite contém um terço a menos de iodo do que o tradicional, o que poderia afetar o crescimento do cérebro neste primeiro momento da vida e a inteligência ao longo dos anos.

E apesar dos resultados encontrados, os representantes das indústrias de leites orgânicos emitiu, na noite dessa segunda-feira (27), um comunicado afirmando que seu produto não é prejudicial e que, diferente das outras bebidas, esta é rica em ômega-3 e ácidos graxos, ideal para quem deseja uma saúde de ferro para o coração.

Segundo Ian Givens, professor responsável pelo estudo, essa deficiência de iodo é causada pela falta de nutrientes e suplementos fornecidos para as vacas, mas que o problema pode ser resolvido com a ingestão de meio litro extra por dia da variedade orgânica. Todavia, ele não recomenda a troca do leite normal pelo orgânico sem um cuidadoso acompanhamento médico, e garante que essa mudança irresponsável por ser a causadora de uma crise futura na saúde, na qual se terá jovens com déficit de Q.I.

Comentários