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É, está difícil manter a calma no dia a dia e as pessoas vivem reclamando que você é uma pessoa muito ansiosa, talvez esteja na hora de pensar mais seriamente no assunto. A ansiedade costuma fazer uma verdadeira bagunça no que diz respeito às emoções, e ainda pode refletir em prejuízos à saúde.

Felizmente, além dos diversos tipos de tratamento e terapias que ajudam no controle da ansiedade, uma alimentação saudável, rica em determinadas vitaminas e aminoácidos também pode fazer maravilhas por quem deseja contornar o problema. E para comprovar isso, apresentamos a seguir uma lista de alimentos que podem ser úteis nesse sentido.

Frutas cítricas
Estudos comprovam que a vitamina C presente nas frutas cítricas, diminui a secreção do cortisol, hormônio relacionado ao estresse e à ansiedade. Vale ressaltar que o consumo de frutas cítricas contribui para o funcionamento do sistema nervoso aumentando a sensação de bem estar.

Quando uma pessoa está em crise de ansiedade e estresse há uma queda de vitamina C e minerais no corpo, além de uma redução nos níveis de açúcar no sangue, pelo que, a reposição desses nutrientes se torna importante.

Leite, ovos e derivados magros
Esses alimentos são fontes de aminoácidos e triptofano, que ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade. De acordo com nutricionistas, uma vez que o cérebro recebe os nutrientes, observa-se um aumento na produção da serotonina, hormônio ligado à sensação de felicidade e que é capaz de causar relaxamento e sensação de bem estar. O ideal é consumir 2 a 3 porções de alimentos deste grupo diariamente.

Carboidratos
A ansiedade também pode ser combatida pelo consumo de carboidratos oriundos de cereais em sua forma simples ou mesmo aqueles provenientes dos integrais e frutas adocicadas. Esse alimento ajuda a elevar os níveis de açúcar no sangue dando ao corpo energia, disposição e sensação de bem estar.

A dica é acrescentar à dieta diária alimentos como maçãs, uvas, jabuticabas, massas, batatas, mel, feijão, pães, aveia e arroz, dentre outros alimentos que fazem parte do mesmo grupo alimentar. Recomenda-se o consumo de 6 a 9 porções diárias.

Banana
De acordo com um estudo divulgado por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas, a banana ajuda no combate aos sintomas da depressão, aliviando também naturalmente os níveis de ansiedade. Isso se deve ao alto teor de triptofano presente na fruta, ele é um dos responsáveis pela produção da serotonina.

Carne e peixes
As carnes e peixes estão entre as melhores fontes naturais de triptofano, um aminoácido que junto da vitamina B3 e o magnésio também produz a serotonina, responsável por amenizar os níveis de ansiedade e melhorar a qualidade do sono e humor.

Esses alimentos ainda possuem taurina, um aminoácido que aumenta a disponibilidade do neurotransmissor conhecido como GABA, o qual o organismo usa fisiologicamente para controlar a ansiedade.

Recomenda-se que o consumo de um desses alimentos aconteça entre uma e duas vezes por dia. A dica é optar sempre que possível por carnes brancas e magras.

Chocolate
O chocolate é rico em flavonoides, que é um tipo de antioxidante que aumenta a produção de serotonina, este responsável pela sensação de bem estar e melhora do humor. Recomenda-se o consumo de 30 gramas de chocolate por dia, mas do tipo meio amargo que possui menos calorias e é mais rico em flavonoides.

 
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