Correr ou caminhar?


Você acha que correr é melhor que caminhar? Estudo realizado na Universidade da Califórnia (EUA) concluiu que ambas as atividades são igualmente eficazes para reduzir o risco de hipertensão, diabetes e doença coronariana.

Participaram do estudo 48, 105 adultos, na faixa dos 40 anos. Destes, 33.060 pessoas praticavam corrida e  15.045 eram adeptos a caminhada.  Todos foram acompanhados durante seis anos, em relação a níveis de colesterol no sangue, pressão arterial, diabetes e doença coronariana.

Os resultados demonstram que o risco de hipertensão em quem pratica corrida diminui 4,2%, enquanto naqueles que caminham 7,2%. Quem corre pode ter seu colesterol reduzido em 4,3%, e quem caminha, 7%. Ainda de acordo com a pesquisa, correr diminui o risco de diabetes e doença coronariana em 12,1% e 4,5%, respectivamente; enquanto caminhar, reduz essa possibilidade  em 12,3% e 9,3%.

Para Paul Williams, autor da pesquisa, o importante não é o tipo de atividade física, mas a distância percorrida. “A intensidade do exercício é diferente, porém ambos proporcionam os mesmos benefícios à saúde”, observa.   “A caminhada é uma opção simples, sem custo e com muitos benefícios para a saúde”, conclui.

Comentários