Cuidados para melhorar a saúde da voz


A voz é um dos nossos instrumentos mais valiosos, relacionado com a nossa necessidade de comunicação e requer cuidados especiais para que não surjam problemas, como a rouquidão, formação de nódulos ou calos nas cordas vocais.

Os sons produzidos são emitidos pelas cordas vocais, que estão localizadas na laringe. Para possibilitar a fala, o cérebro envia uma mensagem aos músculos que aproximam as cordas e, desta forma, o ar liberado causa uma vibração que resulta na produção do som.

Quando há algo de errado com as cordas vocais, pode aparecer uma série de sintomas, como dor de garganta, dificuldade para falar e perda da voz com frequência. Os cuidados com a voz devem ser seguidos por todos, principalmente pelos profissionais que forçam mais as cordas vocais, como professores, cantores e locutores.

Invista na maçã
A maçã possui ação adstringente, ajudando a limpar as cordas vocais. Por isso, ingerir pelo menos uma maçã por dia ajuda a preservar a saúde da voz.

Evite álcool e cigarro
As bebidas alcoólicas anestesiam as cordas vocais e isso faz com que o indivíduo se esforce mais para falar, prejudicando a saúde da voz. Já o cigarro é um dos maiores inimigos da voz e da laringe. O hábito de fumar causa irritação e pode provocar laringite e, com o tempo, a voz engrossa e perde a potência.

Beba bastante água
O hábito de beber bastante água (no mínimo dois litros do líquido ao dia) ajuda a manter as cordas vocais hidratadas.

Manter o tom normal de voz
Evite gritar ou sussurrar, mantendo o tom normal de voz. Aumentar ou diminuir o tom de voz necessita de um esforço maior, o que pode provocar a formação de nódulos.

Evite o ar-condicionado
O ar-condicionado compromete as cordas vocais e prejudica a respiração. Sempre que for possível, evite se expor ao equipamento.

Evite o excesso de tempero nos alimentos
Alimentos com excesso de tempero podem causar irritação nas cordas vocais e, por isso, devem ser evitados.

Respire pelo nariz
Para manter e melhorar a saúde da voz, também é necessário prestar atenção na sua respiração. Respirar pelo nariz é mais saudável e o recomendado. Ao respirar pela boca, a garganta fica mais ressecada e nos esforçamos mais para falar e respirar.

Remédio caseiro para perda de voz
Xarope de cenoura e abacaxi

Você vai precisar de:

- 1 cenoura ralada
- 1 rodela de abacaxi em pedaços
- 1 xícara de água
- 3 colheres de mel


Como preparar?

Coloque os três primeiros ingredientes numa panela e deixe ferver por aproximadamente de 5 minutos. Em seguida, apague o fogo e deixe descansar por 30 minutos. Coe e acrescente o mel. Tome 1 colher de sopa desse xarope a cada 6 horas.

Comentários