Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar (HP)


5 de maio – Dia Mundial da Hipertensão Pulmonar (HP)

Em 2015, a Bayer apoia uma série de ações para auxiliar pacientes portadores desta doença crônica



Falta de ar, palpitações, exaustão, cansaço. Estes sintomas podem fazer você pensar em um coração fraco ou asma. Mas também há casos em que alterações patológicas nos vasos pulmonares podem ser o gatilho. A Hipertensão Pulmonar (HP) é uma doença na qual os vasos sanguíneos pulmonares ficam cada vez mais estreitos. Consequentemente, menos sangue chega aos sáculos de ar (alvéolos) nos pulmões, dificultando a captação de oxigênio.
Hipertensão Pulmonar Tromboembólica Crônica (CTEPH)
Hipertensão
é o termo clínico para pressão arterial elevada
pulmonar
significa que está relacionado com os pulmões
tromboembólica
o bloqueio de um vaso sanguíneo (que pode surgir inicialmente a partir de um coágulo de sangue)
crônica
se refere a uma doença que dura muito tempo
Os vasos sanguíneos saudáveis se contraem e relaxam de acordo com o fluxo sanguíneo necessário para o corpo. No entanto, nas pessoas com CTEPH, as obstruções dentro das artérias pulmonares restringem o fluxo sanguíneo, aumentando a pressão arterial neste local.1
Uma vez que o bloqueio é fibroso e se torna parte da parede do vaso, não é possível simplesmente dissolvê-lo com anticoagulantes (“afinadores de sangue”). Em vez disso, para uma parte das pessoas com CTEPH, existe a possibilidade de remover o bloqueio com uma cirurgia chamada endarterectomia pulmonar (EAP).1
Existem diversos fatores que devem ser levados em consideração ao avaliar se uma cirurgia é adequada para a pessoa, um deles é a distância dos bloqueios a partir do coração. Os bloqueios que estão mais distantes podem ser de difícil remoção, inviabilizando a cirurgia. 2
Para marcar o mês de maio, que traz no calendário um dia específico (5) para atenção à doença, a Bayer apoia neste ano duas Associações de Pacientes, a Associação Brasileira de Familiares e Amigos de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar (ABRAF) e a   Associação Gaúcha de Hipertensão Arterial Pulmonar (AGHAP).
A principal atividade será o apoio ao VI Encontro de Familiares e Amigos de Portadores de Hipertensão Pulmonar, promovido pela ABRAF, que acontecerá no dia 23 de maio, com o objetivo de promover a integração dos pacientes em nível nacional, prover informação aos participantes a respeito das novas perspectivas de tratamento bem como o atual panorama de acesso aos medicamentos; empoderar o paciente para ser um replicador de informação e um agente transformador em sua localidade e trazer o sentido de unidade ao paciente e familiar os quais, por vezes, se sentem isolados.
No dia 22 de maio de 2015, ainda como iniciativa da ABRAF, a Bayer apoia a capacitação dos voluntários da ABRAF para o “Projeto Estamos Aqui”, que é uma atividade que visa capacitar pacientes voluntários para orientar os pacientes nos Centros de Referência de Hipertensão Pulmonar. Este projeto que já acontece nos hospitais da UNIFESP, Hospital das Clínicas (USP), Hospital Universitário de Brasília e Hospital Infantil de Curitiba tem por objetivo cadastrar os pacientes como membros da Abraf, produzindo assim uma base de dados com informações sobre os pacientes que podem vir a ajudar na construção de soluções para suas necessidades não atendidas. A empresa também dá suporte ao primeiro treinamento presencial para os voluntários do “Projeto Mentores”, que acontecerá na mesma data e  cujo objetivo é receber e orientar novos pacientes de hipertensão pulmonar, recém diagnosticados, ajudando a lidar com a doença nos primeiros três meses da jornada do paciente.
Para saber mais sobre a Hipertensão Pulmonar, acesse aqui o site da Bayer Pharma.
Referências:
  1. Jenkins D et al. State-of-the-art chronic thromboembolic pulmonary hypertension diagnosis and management. Eur Respir Rev 2012; 21: 32-9.
  2. Galie N et al. Guidelines for the diagnosis and treatment of pulmonary hypertension. Eur Heart J 2009; 30: 2493-537.

Comentários