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Você já deve ter ouvido falar em dieta de baixo carboidrato, ou como também é chamada, Low Carb High Fat. Essa dieta vem sendo usada para diminuir o peso, mas apesar de não fazer milagre, ela realmente funciona. É importante, no entanto, estar atento aos benefícios e malefícios da dieta, certo?

Como funciona a dieta?

Basicamente a dieta consiste em diminuir os carboidratos, aumentar a gordura e as proteínas saudáveis. O corpo transforma as calorias em energia por meio de dois caminhos metabólicos: a gordura e o carboidrato. Quando os dois caminhos estão bons, o corpo usa os dois e, consequentemente, gasta menos gordura. Ao diminuir a ingestão de carboidratos, o corpo encontra somente um caminho para obter energia: a gordura. Com isso, passa a utilizar mais dela e auxilia no emagrecimento.

A gordura que deve ser ingerida é a que for menos processada possível. As carnes brancas têm pouca gordura, sendo uma excelente opção.

Prós e contras

Não existem, no entanto, estudos que comprovam que o aumento do consumo de gordura traz benefícios à saúde, muito pelo contrário: essa mudança pode causar doenças cardíacas, diabetes e muito mais. A gordura boa, no entanto, ingerida por meio dos ácidos graxos faz bem ao corpo sim.

Cortar os carboidratos, no entanto, pode provocar coisas ruins: a restrição de carboidratos por muito tempo acaba causando um estresse no organismo, podendo causar perda de massa óssea e muscular, causando também fadiga, dores de cabeça, tontura, irritação e indisposição.

Quem treina mais pesado, principalmente os atletas, precisam tomar muito cuidado, pois essa dieta pode causar prejuízos no rendimento esportivo, contribuindo ainda para o desenvolvimento de problemas de saúde como a hipoglicemia, por exemplo.

Essa dieta somente é boa para quem quer perder peso corrigindo distúrbios metabólicos, como a resistência à insulina, por exemplo. Os carboidratos de rápida absorção, quando consumidos, fazem com que o corpo libere mais insulina. O hormônio pode acabar tendo dificuldade para realizar seu trabalho quando há o comportamento constante e, posteriormente, pode causar um aumento do peso. As dietas Low Carb ajudam a aumentar a resistência à insulina.

Alimentos amigos e inimigos da dieta low carb

- Carnes, peixe, frutos do mar, frangos e ovos;

- Legumes e verduras como abobrinha, berinjela, cebola, tomate, vagem, alface, rúcula, acelga, pepino, entre outras;

- Diminua os tubérculos como batata, batata doce, mandioca, tapioca, entre outros;

- Coma gordura – saudável – como azeite de oliva, manteiga, abacate, coco, creme de leite e outros;

- Prefira consumir frutas vermelhas;

- Elimine de sua vida o açúcar e glúten, e evite os grãos;

- Cuidado com o consumo de oleaginosas e derivados gordos do leite que são liberados, mas facilmente exagerados por nós.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro
 
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