Ingerir comida muito gelada pode dar dor de cabeça. Entenda o motivo


Recomendação é tomar devagar e pressionar céu da boca com a língua para melhorar a dor

Qualquer pessoa já sofreu com dor de cabeça após tomar sorvete ou milk-shake extremante gelados. Pesquisadores descobriram que a dor acontece por causa da abertura e do fechamento das veias que levam o sangue da garganta ao cérebro. Para que isso não aconteça, os especialistas recomendam consumir alimentos gelados devagar, além de pressionar a língua no céu da boca e tomar água à temperatura ambiente. As informações são do site DailyMail.

De acordo com a Sociedade Internacional de Dor de Cabeça (na tradução literal do inglês), o sorvete é o principal alimento que causa a dor de cabeça pelo frio. A sociedade também afirma que pessoas que sofrem de enxaqueca possuem maior chance de ter essa dor de cabeça ao ingerirem alimentos gelados. O problema acontece quando o alimento gelado atinge o céu da boca ou a parte de trás da faringe, de acordo com os especialistas.

Dor de cabeça pode ser tratada com sexo, diz estudo

O médico cardiovascular Jorge serrador, que liderou o estudo na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirma que a dor é causada por um aumento muito rápido do fluxo sanguíneo de uma artéria que chega ao cérebro.

— Acreditamos que o gelado faz com que as veias se dilatem e, por causa disso, causa a dor.

Cabelo preso pode provocar dor de cabeça? Veja mitos e verdades

Alasdair Mace, otorrinolaringologista e professor do Imperial College, em Londres, afirma que todo mundo sofrerá com essa dor pelo menos uma vez na vida.

— A melhor maneira de fugir disso é comer ou beber o alimento gelado em pequenas quantias e deixar a garganta se aquecer um pouco antes de ingerir o alimento outra vez.