Para viver mais, é importante se levantar e andar por 2 minutos a cada hora


O que você aprenderá nesse artigo

- Andar por 2 minutos a cada hora aumenta a expectativa de vida.

- Conselhos práticos para te ajudar a se levantar e andar a cada hora de trabalho.

SALT LAKE CITY - Um novo estudo mostrou que se levantar e andar durante dois minutos a cada hora pode melhorar a saúde de pessoas sedentárias, incluindo lutar contra os efeitos nocivos causados por ficar muito tempo sentado. Caminhando 2 minutos reduziu o risco de morte em mais de 30% entre os participantes do estudo. Sabe-se que ficar sentado por muito tempo aumenta o risco de mortalidade.

Ficar sentado, o "tabagismo" da nossa geração

Vários estudos anteriores mostraram que ficar muito tempo sentado durante o dia aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer (incluindo câncer colorretal). Também foi observado aumento do risco de morte precoce.

Em 2013, o famoso blog de economia Harvard Business Review lançou um artigo de grande sucesso de audiência escrito por Nilofer Merchant: "Ficar sentado está se tornando o fumo em nossa geração" (“Sitting is the smoking of our generation”). De fato, com o aumento das horas trabalhadas em nossas sociedades ocidentais, os problemas de saúde só tendem a piorar. Foi-se o tempo em que a maioria dos trabalhadores ficava em pé, seja na fazenda, fábrica ou mercearia.

O estudo em detalhe

Pesquisadores americanos da Universidade de Utah, em Salt Lake City, examinaram dados de 3626 participantes. Eles usaram um dispositivo de medição de atividade física ao longo do dia, fornecendo aos pesquisadores informações sobre a atividade física desses participantes. O rastreamento durou três anos e, ao final deste acompanhamento 137 pessoas morreram.

Os pesquisadores de Utah observaram que os participantes que se levantaram e andaram durante uma média de 2 minutos por hora tiveram uma taxa de mortalidade 33% menor do que a população em geral. Para aqueles que sofrem de doença renal crônica, a queda da mortalidade foi de 41%.

Esta pesquisa, no entanto, deve ser confirmada por outros estudos conduzidos em uma população maior, como observado pelos próprios autores.

Este estudo foi publicado em 30 de abril de 2015 no jornal online Clinical Journal of the American Society of Nephrology.

Mesmo pequenas mudanças

Para o Dr. Tom Greene, diretor de um centro de estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de Utah e principal autor do estudo: "Fazer exercício físico é excelente, mas a realidade é que muitas vezes é difícil praticar exercícios de maneira intensa (por exemplo, é difícil praticar musculação no ambiente de trabalho, por exemplo). Nosso estudo mostra que mesmo pequenas mudanças podem ter um grande impacto".

150 minutos de exercício moderado a intenso por semana

Recomenda-se realizar pelo menos 150 minutos de atividade moderada a vigorosa ou 75 minutos de atividade vigorosa por semana. Ou seja, andar em um ritmo rápido pouco mais de 20 minutos todos os dias ou 40 minutos a cada 2 dias, ou ainda correr em uma alta taxa por 40 minutos 2 vezes por semana. Estas recomendações devem ser mantidas.

O que este estudo mostra é a importância de contrabalançar os efeitos nocivos de um estilo de vida sedentário (ficar sentado muito tempo). Além disso, é também aconselhável se levantar e andar durante 2 minutos a cada hora. Trabalhar em pé seria ainda melhor, mas como veremos a seguir, isso nem sempre é possível por razões de custo e conforto.

Escrivaninhas moduláveis

Cada vez mais e mais empresas, especialmente em tecnologia, oferecem aos seus funcionários escrivaninhas flexíveis, onde é possível trabalhar em pé. Ou seja, esses móveis podem ir para cima e para baixo para que a pessoa possa trabalhar enquanto está sentada ou em pé. Infelizmente essas escrivaninhas são caras. Se você, como a maioria dos trabalhadores, gosta de uma mesa e uma cadeira simples, considere levantar-se a cada hora e caminhar 2 minutos para beber um pouco de água, por exemplo. Você provavelmente também precisará ir ao banheiro, outra oportunidade de andar na próxima hora.

Conselhos práticos

Se você trabalha em um computador, este site www.tomato-timer.com (que atualmente só funciona no Google Chrome) é um cronômetro e vai inspirá-lo a fazer pausas regulares. Neste caso não é a cada 2 minutos por horas, mas 5 minutos a cada 30 minutos. Essa é também uma ferramenta ideal para aumentar sua produtividade, basta abrir o site e pressione o botão verde "Iniciar" para começar a contagem dos 25 minutos. Após 25 minutos você ouve um som e faz uma pausa de 5 minutos. O ciclo pode começar de novo quantas vezes for necessário.

Comentários