Sazonalidade na prestação de serviços de saúde.


O termo Sazonalidade relaciona-se ao período em que o fluxo de serviço prestados numa empresa de saúde diminui. Não devemos confundir tal termo com a presença de dinheiro em caixa.
Na psicologia, por exemplo, a prestação dos serviços normalmente se dá de maneira seriada. É comum que as clientes não compareçam em "dias imprensados" de feriados, por exemplo. É comum também que o fluxo de atendimentos na semana do Natal, da mesma forma diminua. Contudo, para os serviços que trabalham com "dor" e principalmente a "dor aguda", tais situações podem inverter e aquelas instituições que  "abrirem suas portas" estarão apresentando um diferencial.
O recebimento de valores, no entanto, pode acontecer (ou não) nos períodos de sazonalidade baixa. Isso acontece justamente com o pagamento vindo das Operadoras de Planos de Saúde que levem em torno de pelo menos 60 ou 90 dias para pagar a partir do início dos atendimentos.
O dinheiro em caixa poderá aumentar também justamente quando os serviços são vendidos à vista  e diretamente aos consumidores. Esse, ajuda no pagamento das contas mensais contudo na grande maioria dos serviços de saúde esses valores não ultrapassam, infelizmente, 30% do faturamento total.
O estudo da sazonalidade pode ser de suma importância no planejamento financeiro ou logístico da empresa de prestação de serviços de saúde. Redução de custos fixos, planejamento, marketing e estudo de provisões poderão nos ajudar a passar por tal período, sendo portanto uma boa época para estudarmos como nossa empresa está caminhando.

Fica a dica...

Abraço a todos,
Luis Henrique Cintra

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