Tratamento de Fisioterapia no Esporão de Calcâneo


Estava lendo um artigo sobre o uso do ultrasom no esporão de calcâneo justamente para entender se e tão importante para ser aplicado junto com a cinesioterapia. O esporão de calcâneo é uma proeminência óssea com a base larga e espessa, sua extremidade pontiaguda, que se implanta nas tuberosidades do calcâneo, pode medir desde alguns milímetros até mais de 2 centímetros pode ser unilateral ou bilateral.

O tipo de esporão de calcâneo é classificado com a sua localização, que é dado através do Raio X. Os tipos mais frequentes são o esporão calcanear inferior, plantar ou subcalcanear, que vai do processo medial de um ou ambos os calcâneo no sentido do pododáctilos. É maior na base e se estreita em direção da extremidade anterior, tem sua origem justamente no ponto de inserção da aponeurose plantar, apontando para o sentido distai; e esporão calcanear posterior ou retrocalcanear, localizado na face póstero-superior do calcâneo próximo a inserção do tendão de Aquiles.

O objetivo do tratamento de fisioterapia é: 

- Diminuir o quadro álgico.

- Diminuir o quadro do processo inflamatório.

- Reduzir o edema, diminuindo assim o quadro inflamatório.

- Diminuir a tensão sobre a aponeurose pela flexão do ante-pé.

- Fortalecer as estruturas prejudicadas.

- Facilitar o equilíbrio de forças diminuindo a tensão.

- Reeducar quando a utilização do calçado adequado.

O tratamento de fisioterapia pode ser aplicado a crioterapia,  Corrente galvânica (iontoforese), a cinesioterapia ativa assistida na posição de drenagem, a cinesioterapia ativa.

Dentro dessa cinesioterapia pode-se aplicar  alongamento dos músculos gastrocnêmios, sólio, fibular longo, fibular curto e lumbricoides, interósseos dorsais, interósseos plantares e flexor curto dos dedos em alongamento. Fortalecimento dos músculos tibial posterior, lumbricoides, interósseos dorsal e plantares. A propriocepção da posição de equilíbrio e de suas modificações por parei do sistema muscular, especialmente durante o movimento é importante. 

Algumas observações importantes para o tratamento de fisioterapia. Até a próxima.

Comentários