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Ingerir os alimentos corretos na refeição auxilia nos níveis de concentração, entre outros benefícios

Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Prover o corpo com o “combustível” certo pode levar a melhores níveis de concentração, memória, atenção e até mesmo a função muscular. Veja, na lista abaixo, os melhores e piores alimentos para comer no café da manhã:

Melhores alimentos:

Noz 
Grande fonte de gorduras saudáveis, as nozes ajudam a sustentar seus níveis de açúcar no sangue por longos períodos de tempo. 

De acordo com o Centro Nacional de Diabetes, em Nova York , as nozes fornecem energia de forma lenta e contêm ácido oleico, que desencadeia uma reação no cérebro em que deixa a pessoa satisfeita por mais tempo.

Complexo de carboidratos 
Estes podem ser incorporados ao café da manhã por terem pães integrais, aveia, granola e mingau. A Academia de Nutrição e Dietéticas confirmou que o complexo de carboidratos libera glicose gradualmente para a corrente sanguínea, fornecendo ao corpo uma energia estável. Os carboidratos demoram para ser digeridos.

Ovos 
Cheio de proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vitaminas (B12, B2 e A, para citar alguns), os ovos também possuem colina, um nutriente essencial para o desenvolvimento e funcionamento do cérebro. Segundo a nutrição do grupo de Nova York, alimentos ricos em energia liberam proteínas em um nível estável por horas, adiando desta forma a vontade de comer.

Manteiga de amendoim 
Com gorduras saudáveis, proteínas e antioxidantes, a manteiga de amendoim contém potássio, que pode diminuir o risco de pressão alta e doenças cardíacas. Um estudo mostrou que a propagação também pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue e aumentar os hormônios da saciedade, que inibem a fome por longos períodos de tempo.

Abacates 
Os abacates possuem quase 20 vitaminas e minerais, incluindo C, E, B. A fruta também é boa para o 
trato digestivo e ótima para a visão. 

Gorduras no alimento verde também ajudam a proteger as células nervosas e melhorar a função cerebral.

Mirtilos 
Dr. Jeremy Spencer, do Departamento de Alimentos de Biociências da Universidade de Reading, afirmou que os mirtilos podem reduzir os efeitos de condições relacionadas à idade, como Alzheimer e demência. Da mesma maneira, dietas ricas em mirtilos podem melhorar o aprendizado e a função muscular, além de impulsionar a memória.

Salmão 
É uma ótima fonte concentrada de ômega-3, que ajuda na reconstrução de células cerebrais, declínio cognitivo lento, e também fortalece as sinapses no cérebro relacionadas à memória.

Bananas 
Segundo a Universidade do Texas, comer frutas amarelas pode estimular a concentração. Elas contêm potássio e um mineral essencial para manter o cérebro, os nervos e o coração em forma. Além disso, possuem uma grande fonte de amido resistente, um tipo de amido que não é digerido no estômago.

Espinafre 
O espinafre auxilia a melhorar a memória de curto prazo e habilidade mental. Ele também contém aminoácidos que são fundamentais para partes do cérebro responsáveis pelo aprendizado e resolução de problemas.


Toranja 
Segundo uma pesquisa, só o cheiro da toranja ajuda a reduzir o apetite, a manter a pessoa acordada e a impulsionar a estimulação mental.

Piores alimentos:

Cereais açucarados 
Cheio de carboidratos e açúcares, o que pode provocar uma queda de energia no meio da manhã.

Sem café da manhã 
A primeira refeição do dia controla o apetite, regulando a fome e energia.

Suco 
Apesar de ser rico em vitaminas e minerais, beber suco como primeira opção pode causar um pico de açúcar no sangue e níveis de insulina. Isto pode levar a aumento de peso ou diabetes.

Massas 

Deliciosas no momento, mas conduzem a uma rápida elevação de açúcar no sangue, o que significa que a pessoa ficará com fome em um curto tempo.

Fonte: Terra-Saúde
 
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