Zumbido: causas, curiosidades e tratamento


Pesquisas mostram que cerca de 15% da população mundial sofre com o zumbido.

O zumbido é um ruído que as pessoas percebem no ouvido ou cabeça, principalmente quando não existe nenhum som no ambiente. 

Sabe aquele apito que aparece no ouvido depois de sair de uma festa com musica alta? Esse é o Zumbido. As pessoas que sofrem com o Zumbido podem perceber este som apenas no silêncio, outras quando prestam atenção e existem aqueles que percebem o zumbido o tempo todo.

Pesquisas mostram que cerca de 15% da população mundial sofre com isso. A incidência aumenta com a idade: aproximadamente 1 em cada 5 pessoas, entre 55 e 65 anos, tem algum sintoma de zumbido. No Brasil estima-se que mais de 28 milhões de pessoas têm zumbido.

O zumbido é um sintoma, não uma doença e seus efeitos são diferentes para cada pessoa. Nem todas as pessoas que sofrem de zumbido se incomodam com ele. Porém, aqueles que se incomodam são irritados, perdem o sono, evitam atividades sociais, apresentam dificuldade de concentração e a capacidade escolar e no trabalho é prejudicada. Nos casos extremos, pode ocorrer depressão.

A causa do zumbido nem sempre é diagnosticada. No entanto, é fundamental fazer uma avaliação médica pois o zumbido pode ser o sintoma de alguma doença e muitas vezes o Zumbido está associado à perda auditiva. 

Quando o sintoma está associado à perda auditiva , independente do grau de perda auditiva, a amplificação sonora (uso do aparelho auditivo) pode ser a solução. O aparelho auditivo estimula o sistema auditivo periférico e aumenta a informação que chega ao cérebro, minimizando a perda das informações auditivas. Com isso, algumas pessoas deixam de perceber o Zumbido quando fazem uso do aparelho auditivo. 
Além do aparelho auditivo tradicional, existem aparelhos que possuem recurso especialmente desenvolvido para o zumbido. Estes aparelhos podem ser utilizados por pessoas que sofrem de zumbido associado ou não a perda auditiva. Eles são chamados de geradores de ruído e o que se espera com o uso é reduzir a atenção que a pessoa dá para o zumbido. Os geradores de ruído desviam a atenção para outro estimulo sonoro e diminuem o contraste com o silêncio, propiciando alivio e conforto. 

Embora não exista cura para o zumbido, existem muitas estratégias terapêuticas aprovadas para ajudar aqueles que possuem perda auditiva e zumbido. Uma das principais é o enriquecimento sonoro, que usa o gerador de ruído e aconselhamento. 

A Phonak, possui o Audéo Q, um aparelho auditivo com o gerador de ruído. O Audéo Q pode ser utilizado tanto por pessoas que possuem zumbido associado a perda auditiva, quanto por pessoas que possuem apenas o zumbido. Além disso, ele é pequeno, discreto e “fashion”. Está disponível em diversas cores, podendo desaparecer atrás da orelha na escolha de uma cor idêntica a cor do cabelo do usuário. 

Além disso, a Phonak possui um aplicativo chamado “Phonak Tinnitus Balance App” , que fornece ao usuário uma biblioteca de sons e músicas no seu celular ou tablet, para auxiliar no tratamento do zumbido.
Para o sucesso do tratamento consulte o seu profissional de saúde auditiva, ele indicará o programa mais adequado para você. 

Comentários