Arraiá saudável: saiba como se deliciar com os alimentos típicos das festas juninas sem culpa


Nutricionistas apontam os benefícios para a saúde dos principais quitutes da temporada. Anote receitas!

Paçoca, milho, salsichão, arroz doce... Foi dada a largada para a temporada das festas juninas e, é claro, para a degustação dos principais pratos típicos da folia. Não é nada fácil resistir às delícias caipiras supercalóricas, mas com um pouco de equilíbrio é possível não entrar em guerra com a balança e também aproveitar os bons nutrientes dos alimentos. A nutricionista Luciana Harfenist garante que, se preparados de forma saudável, os quitutes podem ser benéficos para o organismo, mas para não correr o risco de extrapolar nas calorias, é recomendável comer com moderação.

Segundo a nutricionista Carolina Ribeiro, o segredo para aproveitar os pratos típicos de São João sem exagerar está na escolha dos ingredientes. Mudando alguns elementos das receitas originais dá para deixar tudo mais light. "Você pode usar menos gordura no preparo dos alimentos, trocar o açúcar por adoçante, acrescentar peito de peru no lugar da linguiça e, no caso do caldo verde, diminuir a quantidade de batata, trocando por chuchu", sugere ela. 

O ideal, de acordo com a nutróloga Alice Amaral, é preparar receitas sem adição de açúcar e leite. O bolo de fubá, a broa de milho e a polenta, por exemplo, podem ser ótimas opções de pratos sem glúten, enquanto a canjica doce, se feita com leite de coco e adoçada com açúcar demerara ou mascavo, já fica bem mais saudável. Para os carnívoros, o espetinho não está descartado, mas a sugestão é investir em carnes magras e na farinha de mandioca para acompanhar. Mas passe longe da barraquinha da maçã do amor! A nutróloga alerta que o doce é puro açúcar e pode causar danos aos dentes. Veja abaixo por que e como você pode se deliciar com os quitutes de arraiá sem culpa, mas com moderação:

Amendoim
Pé de moleque e paçoca são duas das delícias que não podem faltar nas festas juninas e o amendoim é a estrela desses doces. Mas quando pensamos nele, logo vem à mente o sinal de alerta lembrando da dieta, não é mesmo? O amendoim é calórico, sim, mas é também bastante nutritivo, sendo rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras. “Consuma sem exageros. Uma porção de 100g possui cerca de 600 calorias”, recomenda a nutricionista Luciana Harfenist. Já a nutróloga Alice Amaral destaca o fato de o amendoim ser uma gordura do bem, atuando como protetor cardíaco, da memória, anticancerígeno e antiestresse.

Mandioca
Também conhecida como aipim ou macaxeira, essa raiz é uma preferência nacional como petisco em botecos e, no mês de junho, faz sucesso nos deliciosos bolos com coco. Além de fornecer fibras e amido, o aipim também possui vitaminas do complexo B (especialmente a vitamina B3) e potássio. Para não passar demais dos limites, a nutricionista ressalta a importância do modo de preparo do quitute. “Evite fritura! Prepare cozido e com um pouco de manteiga”, indica Luciana Harfenist. De acordo com a nutróloga Alice Amaral, a presença de vitamina C, manganês, cobre e magnésio também faz da mandioca um aliado do sistema imunológico e do controle da enxaqueca e da TPM.

Milho
Festa junina que é festa junina não existe sem o tradicional milho verde na espiga, não é? Isso sem falar nos vários outros pratos típicos que têm o alimento como ingrediente básico: pamonha, bolo de fubá, polenta, canjica... Está garantida a festança! “O único problema está nos ingredientes que preparam junto com ele, como coco, açúcar ou leite condensado. O uso de sal e manteiga também deve ser pouco ou, de preferência, nenhum”, afirma Luciana Harfenist.

A vantagem é que o milho é fonte de vitamina A - importante na prevenção de patologias oculares -, ácido fólico e vitamina B1, que atuam no desenvolvimento celular e no bom funcionamento do sistema nervoso, músculos e coração. "Ele também age como um regulador intestinal, prevenindo a prisão de ventre e auxilia no equilíbrio do colesterol e do açúcar no sangue, prevenindo problemas cardíacos", explica a nutróloga.

Vinho
Para quem gosta de quentão, aqui vai uma boa notícia! De acordo com a nutricionista, o vinho, quando consumido moderadamente, protege o coração das doenças cardiovasculares, graças à presença de flavonoides e resveratrol. “Ele também é antioxidante, ou seja, combate os radicais livres”. Para não abusar, vale intercalar bebidas alcoólicas com água para ficar bem hidratado e reduzir a velocidade da absorção do álcool.

Couve
Um dos maiores aliados no combate ao frio nessa época do ano é o caldo verde, tradicionalmente preparado com couve, batata e linguiça, A verdura é rica em glicosinolatos, fitoquímicos naturais que têm ação desintoxicante e estimulam o organismo a eliminar toxinas, além de fortalecer o sistema imunológico. Também é excelente para pessoas que têm anemia ou sofre de prisão de ventre, sendo extremamente nutritiva. Para quem prefere não brigar com a balança, a dica é diminuir a quantidade de batata, substituindo por chuchu e trocar a linguiça pelo peito de peru na receita.

Canela
Nada melhor do que finalizar a canjica quentinha com um toque de canela em pó, não é? Com alto teor de cálcio mineral, importante para o emagrecimento, esse tempero que pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces, também contribui para aumentar o metabolismo basal.

Abóbora
Você sabia que o consumo da abóbora apresenta benefícios para a pele, os cabelos e as unhas? Isso porque o ingrediente principal do famoso doce de abóbora com coco é rico em betacaroteno, uma pró-vitamina com a capacidade de se converter em vitamina A e, assim, auxiliar na formação da melanina - pigmento responsável pelo efeito bronzeado -, prevenir o envelhecimento, inibindo a formação de radicais livres no organismo e conferindo elasticidade. Brilho nos cabelos, fortalecimento das unhas e desenvolvimento dos ossos também são vantagens da ingestão do alimento. 

Pinhão
Graças a sua composição de ácidos essenciais que retardam o esvaziamento gástrico, o pinhão é altamente energético e promove a sensação de saciedade. E os benefícios não param por aí, segundo a nutricionista. "Os minerais presentes no pinhão são importantes para a densidade óssea, a memória, a imunidade e a prevenção de anemias", enumera Luciana Harfenist. 

Leite de coco
Além de não conter proteínas alergênicas, o leite de coco é rico em substâncias que combatem os fungos. Uma dica importante é não consumir a versão light, pois o trunfo do leite de coco está justamente em sua gordura formada por triglicerídeos de cadeia média, rico em ácido láurico, um nutriente que ajuda a emagrecer. 

Fonte: GNT-Bem-Estar

Comentários