Atacar a geladeira na madrugada faz perder dentes, sabia?




Atacar a geladeira ou comer na cama e não escovar os dentes depois pode causar cárie, gengivite e até queda dos dentes

Tem coisa mais gostosa do que atacar a geladeira de madrugada ou comer um docinho vendo televisão, debaixo das cobertas, antes de dormir? Mas saiba que esse costume pode trazer alguns problemas bucais e até causar a perda de dentes. Isso porque, sempre que comemos, forma-se sobre o dente uma placa incolor cheia de bactérias, que se alimentam, entre outras coisas, dos restos da comida que ficam por ali. A higienização bucal serve justamente para remover essa película evitando assim, que ela cause problemas bucais.

“Uma higienização bucal irregular mantém a placa sobre o dente gerando uma série de reações físico-químicas. Esse processo pode levar a perda de minerais da superfície dental, dando início à formação da cárie. A permanência desta placa também produz toxinas que podem levar à instalação de um processo inflamatório das gengivas”, diz Eliane Iguchi Nicolau, cirurgiã-dentista do Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein.

Comer sem escovar os dentes no meio da noite pode trazer prejuízos sérios

A saliva é uma forte aliada contra a placa bacteriana, funciona como um detergente natural para a boca. No entanto, durante a noite há uma redução do fluxo salivar, que cria um ambiente favorável para o acúmulo de bactérias e o surgimento da cárie. “Durante uma noite de sono, passa-se em média 6 a 8 horas dormindo, ou seja, as bactérias têm bastante tempo para agir caso a escovação não tenha sido realizada”, diz a especialista.

Assim, a combinação dos alimentos consumidos à noite, a falta de uma boa escovação antes de dormir e a saliva com a sua atividade reduzida, torna a boca um lugar ideal para as bactérias fazerem a festa durante madrugada.

A combinação dos alimentos consumidos à noite com a falta de uma boa escovação antes de dormir torna a boca um lugar ideal para as bactérias fazerem a festa durante madrugada

A gengivite e a perda dental 
Com o acúmulo da placa bacteriana, a gengivite aparece e, se não tratada, pode evoluir. “A periodontite é uma inflamação mais severa, uma consequência da gengivite. E os dentes são prejudicados diretamente, pois a estrutura que os mantêm está sendo abalada, podendo levar a perda dental”, diz Eliana.

Outros benefícios da escovação noturna
Segundo um estudo realizado no Laboratório de Bioquímica Oral da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da UNICAMP, o uso de creme dental com flúor a noite reduz a progressão da cárie em comparação com a escovação matinal.

A explicação para isso seria o fato de que a escovação noturna com esse tipo de pasta pode potencializar a retenção do flúor na boca, já que durante o sono o fluxo salivar diminui. Assim, mais concentrado, o flúor pode repor, com mais eficiência, os minerais perdidos pelo dente durante o dia.

Fonte: Terra-Saúde