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A melhor forma de comer uma fruta é no seu estado fresco.

Mas nem sempre isso é possível.

Então, para não haver o desperdício e aumentar a vida útil do vegetal, o congelamento é uma boa opção.

No entanto, congelar frutas e verduras de forma errada resulta na perda de nutrientes e de sabor.

É preciso saber congelá-los para que não desperdicemos as qualidades desses alimentos.

Dois aspectos são muito importantes no processo de congelamento.

A temperatura e a embalagem.

Você já viu cristais de gelo em torno de vegetais congelados?

Depois do descongelamento, os cristais vão derreter e os alimentos vão ficar ressecados.

Isso é o resultado de um congelamento malfeito e acontece quando, durante o processo de congelamento, o teor de água no interior dos vegetais se expande, deteriorando suas células.

Daí a importância de congelar em uma temperatura muito elevada, pois se formarão cristais menores.

Os cristais menores são menos danosos nas paredes celulares desses vegetais.

A embalagem, como dissemos, também é muito importante.

Ela tem que ser um saco de plástico resistente à umidade com fecho apertado ou recipiente com tampa segura e firme.

O objetivo é evitar que o ar entre no plástico/recipiente.

Por isso remova o máximo de ar possível antes de selar os sacos.

Reforce o fecho da sacola com fita vedante.

Ajuste a temperatura do congelador para a posição mais alta.

E não deve empilhar os pacotes um em cima do outro, para evitar a formação de manchas escuras nos vegetais.

Congelando frutas

Frutas delicadas (Framboesa, Amora, Morango, etc.)

Organize frutas delicadas em uma assadeira ou bandeja, de forma que elas não fiquem em cima uma das outras.

Depois, coloque-as no congelador.

Espere um pouco mais de 30 minutos.

Se as frutas estiverem congeladas, retire-as da assadeira/bandeja e coloque em um saco de congelamento e retire o máximo de ar possível antes de selar e coloque no freezer novamente.

Frutas sensíveis (frutas como Maçã, que fica escura facilmente)

Fazer uma lavagem de ácido ascórbico.

Compre vitamina C em pó ou esmague comprimidos de vitamina C.

Pegue meia colher (chá) de ácido ascórbico e misture com 3 colheres (sopa) de água.

Polvilhe esta mistura ou aplique suavemente com uma escova nas frutas antes do congelamento.

A vitamina é um conservante natural e em frutas como maçã evita a oxidação.

Coloque as frutas em bolsas de congelamento seladas (sem ar) ou recipiente plástico com fechamento hermético.

Congelando legumes

Antes de congelar os legumes, você deve mergulhá-los rapidamente em água fervente e, logo depois, em água gelada.

Em seguida, retire-os da água gelada e coloque-os em toalhas de papel para esfriar.

Seque-os completamente antes de colocar em sacolas de congelamento bem seladas.

Por que é necessário colocá-los em água fervente antes de congelar?

Isso é para evitar o crescimento de bactérias, danos para a cor, perda de nutrientes e surgimento de manchas.

Descongelando frutas e legumes

A maioria dos legumes devem ser fervidos logo que saem do freezer, à exceção do milho.

As frutas delicadas (como amoras e framboesas) não devem descongelar completamente ou se tornam moles demais.

Assim, você deve comê-las enquanto estão ainda um pouco congeladas.

Fonte: R7-Saúde/CuraPelaNatureza
 
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