'Dieta do estilo de vida': conheça o plano de alimentação elaborado de acordo com a taxa hormonal


Adolescentes, solteiros, mulheres na menopausa e mais: dietas são personalizadas e adaptadas a cada fase da vida

Alimentação Saudável Dietas Para Emagrecer

Chega de dieta da moda! Para a nutricionista inglesa Fiona Kirk, o segredo para emagrecer tem tudo a ver com seu estilo de vida. Depois de desenvolver um plano que promete eliminar até seis quilos em duas semanas, ela organizou os tipos de dietas em dez livros na série "Diet Secrets Uncovered".

A divisão dos grupos pela nutricionista tem o intuito de elaborar cardápios mais personalizados e que consideram as taxas hormonais de cada fase da vida. Eles são: adolescentes, solteiros, recém-casados, pessoas que trabalham em escritórios, pessoas que trabalham em turnos, executivos estressados, fanáticos por exercícios, mulheres que acabaram de dar à luz, mulheres na menopausa e idosos.  

O endocrinologista Pedro Assed, membro da SBEM e pesquisador do Grupo de Obesidade e Transtornos Alimentares (GOTA PUC-Rio IEDE), e a nutricionista funcional Alessandra Almeida, da Clínica Andrea Santa Rosa, reforçam a importância de uma dieta personalizada para cada estilo de vida. Leia abaixo:

Dieta do estilo de vida: conheça os dez grupos e a alimentação de cada

Adolescentes

A alimentação na adolescência é determinante para a saúde adulta. Segundo Fiona Kirk, o segredo é apostar nos carboidratos complexos para que o corpo tenha energia por mais tempo e em gorduras do bem, pois são elas que alimentam o cérebro e os músculos em formação. 

Da infância à maturidade: os exercícios físicos recomendados para cada fase da vida

Apesar de os adolescentes precisarem de mais energia que os adultos, não se deve investir em 'calorias vazias'. Portanto, refrigerantes, balas e outras guloseimas não devem fazer parte do cardápio. "Nessa fase, é importantíssimo ter controle sobre os alimentos calóricos e com muito açúcar para evitar que se tornem adultos obesos", afirma o endocrinologista Pedro Assed. 
Solteiros e recém-casados

Quem já se viu sozinho em casa com uma barra de chocolate sabe como é difícil controlar o que se come escondido de todo mundo. Acredite, é essa a realidade da maioria dos homens e mulheres que moram sozinhos. 

Para evitar os abusos, Fiona Kirk sugere que os solteiros invistam em apenas duas refeições reforçadas, o café da manhã e o almoço. Médicos e nutricionistas, no entanto, divergem sobre o assunto: alguns acreditam que o ideal é ter três refeições completas e outros dizem que duas já são o suficiente.

Na hora de juntar as escovas de dente e, consequentemente, a lista do supermercado, Fiona acredita que a conversa é o segredo para que o casal se comprometa com a dieta. Melhor ainda se o debate ocorrer durante o café da manhã, para que ninguém escape da "refeição mais importante do dia". Vale também abusar do romance para planejar e preparar pratos saudáveis que atendam às necessidades nutricionais dos dois. Nos momentos especiais, vinho branco, tinto e champanhe estão permitidos. 

Nos dois grupos, Fiona ressalta a importância dos lanches intermediários entre uma refeição e outra, para manter o metabolismo ativo. Entretanto, a nutricionista funcional Alessandra Almeida alerta sobre a importância de atentar ao rótulo na hora de escolher as refeições intermediárias. "Caso contrário, o lanche pode ser tornar uma verdadeira bomba calórica e com carência de nutrientes que são essenciais para saúde do paciente", diz ela.

Uma alimentação balanceada e personalizada é o segredo para emagrecer em qualquer fase da vida 

Fanáticos por exercícios
Pela mesma razão dos lanches industrializados, as pessoas que praticam muitos exercícios devem tomar cuidado com os produtos direcionados para atletas. Uma dieta bem elaborada é determinante para a performance das atividades físicas.

O endocrinologista Pedro Assed recomenda que os atletas se alimentem com fontes de carboidratos complexos, com lenta absorção e índice glicêmico baixo, além de proteínas magras. "Já as pessoas sedentárias não devem abusar dos doces e nem pular refeições, mas comer alimentos integrais e ricos em fibras, como cereais e sementes de girassol, linhaça e amaranto", sugere Assed.

No trabalho
O segredo para uma boa alimentação no horário de trabalho é planejamento. Para os executivos estressados, quem trabalha em turnos e a turma do escritório, as pequenas refeições são fundamentais para não cair em tentação. Basta criar uma rotina e deixar pequenos lanches à mão para a hora em que bater a fome. 

Relaxe! O estresse é inimigo da dieta, pois aumenta o nível de cortisol, que promove o acúmulo de gordura abdominal, e induz perda de seletividade dos alimentos. Dessa forma, compensamos com uma refeição calórica ou muito doce. O endocrinologista Pedro Assed ainda recomenda pular o cafezinho nos intervalos."O café bloqueia o apetite e dá uma sensação de saciedade que não existe", explica.

Mulheres na menopausa e novas mamães
A alimentação pode aliviar os sintomas e efeitos da menopausa no corpo da mulher. Segundo Alessandra Almeida, é primordial beber muita água. As dicas de Fiona Kirk são as gorduras boas, alimentos com iodo para "alimentar" a tireoide e pegar leve nos carboidratos.

Mulheres em fase de amamentação precisam ter cuidado redobrado com a dieta

Também em uma fase delicada, as mulheres que amamentam precisam ter cuidado redobrado com a dieta, pois a qualidade do leite depende da alimentação delas. Frutas e vegetais folhosos são de extrema importância para que o leite seja rico em vitaminas e minerais. Alessandra Almeida também recomenda fontes de gorduras boas como abacate, azeite e oleaginosas. E não se apresse para voltar à academia! Amamentar já vale por um exercício. 

Idosos
Nunca é tarde para mudar hábitos ruins. Especialmente se eles afetam a saúde e a qualidade de vida. Para os idosos, Fiona Kirk defende a prática de exercícios e o consumo de lanches mais nutritivos, como castanhas, frutas e grãos. É importante deixar de lado os carboidratos simples, mesmo que eles tenham feito parte da alimentação diária ao longo dos anos, pois contribuem para aumentar o acúmulo de gordura no abdômen, que é uma das principais causas de problemas cardíacos, derrames e diabetes tipo 2. 

Fonte: GNT/Bem-estar

Comentários