Jaborandi do norte – Ótimo remédio para tosse


O jaborandi do norte, de nome científico Pilocarpus pennatifolius, é um arbusto pertencente à família das Rutáceas, sendo também conhecido como jaborandi verdadeiro. Nativa da floresta amazônica, esta planta pode chegar atingir até 1,5 m de altura e possui folhas repletas de pequenas bolsas secretoras que, ao serem esfregadas, exalam um cheiro parecido ao da laranja.

Devido às suas propriedades medicinais, o jaborandi era utilizado pelos indígenas para tratar feridas  na boca e como antídoto para diversos venenos e toxinas, destacando-se por sua capacidade de promover suor, micção e salivação.

Propriedades e benefícios
Dentre as propriedades medicinais do jaborandi do norte estão as seguintes: antiglaucoma, anti-inflamatória, diaforética, deprimente cardíaca, diurética, expectorante, emético, febrífugo, sialogoga, promotor de salivação e de suor.

Um dos benefícios proporcionados por essa planta é o aumento da secreção das membranas mucosas do aparelho respiratório, estomacal e intestinal. Por este motivo, o jaborandi do norte é um excelente remédio natural contra tosse, auxiliando na eliminação de substâncias que provocam as contrações pulmonares.

A pilocarpina é uma substância presente na planta e, ao ser extraída de suas folhas, é utilizada na fabricação de colírios para tratar glaucoma. No glaucoma de ângulo aberto, a pilocarpina é útil, pois contrai as pupilas e aumenta a drenagem da câmara anterior; no glaucoma de ângulo fechado, o colírio de pilocarpina promove a constrição pupilar, que exerce pressão sobre a íris e desobstrui os canais de saída.

O jaborandi do norte também é indicado para tratamento de casos de febre, asma, boca seca, bronquite, resfriado, gripe, caspa, caxumba, desordem ocular, diabete, difeteria, hemorragia, hepatite, intoxicação, pneumonia, estomatite, laringite, nefrite aguda, hidropsia renal, queda de cabelo, dentre outros problemas.

Como utilizar o jaborandi do norte?
O modo de usar a planta depende do problema a ser tratado. Confira a seguir algumas indicações de uso do jaborandi do norte:

Para tosse
Para tratar a tosse, recomenda-se o preparo de uma infusão, utilizando uma colher de sopa da erva seca em uma xícara de água filtrada. Beber quando amornar.

Para cabelo
Devido à sua ação tonificante que age diretamente no couro cabeludo, o jaborandi do norte é eficaz para evitar a queda de cabelo e fortalecer a resistência dos fios.

Para preparar o tônico capilar, misture duas colheres de sopa da planta seca e deixe ferver. Após coar, espere a bebida ficar morna e aplique nos cabelos limpos e molhados.

Contraindicações e precauções
O uso do jaborandi é contraindicado para grávidas e pessoas que sofram de broncoespasmos. A planta só deve ser usada sob orientação médica, pois pode provocar reações alérgicas e, em doses exageradas, causar diarreia, vômito e insuficiência cardíaca.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários