Remédios caseiros para dor no pescoço




A dor no pescoço normalmente está relacionada com a tensão muscular, que pode ser causada por diversos motivos, dentre os quais estão o excesso de estresse, uso do computador por muito tempo ou dormir em má posição. Inicialmente, esta dor pode se manifestar levemente, mas, durante o dia, pode se agravar, causando rigidez no pescoço, dor nos ombros e na coluna.

Embora seja comum e pareça simples, a dor muscular no pescoço também pode estar associada com problemas mais graves, como inflamação na coluna vertebral, hérnia de disco e infecções como amigdalite, osteomielite ou meningite.

As dores no pescoço e as suas causas
A dor no lado do pescoço sinaliza contratura muscular (também conhecida  como torcicolo) e é o tipo de dor mais comum. Provoca sensação de tensão no pescoço e dor ao realizar movimentos. Já a dor no pescoço e coluna pode ser causada por artrite ou hérnia de disco, e aumenta com o movimento de virar para olhar de lado.

Há também a dor no pescoço que acompanha dores de cabeça, que pode ser sintoma de alguma infecção, como amigdalite.

Quando a dor muscular no pescoço dura mais de 1 semana ou não melhora com a aplicação de compressas mornas e outras medidas, recomenda-se a consulta com um ortopedista.

Tratamentos naturais para dor no pescoço
Existem alguns remédios caseiros que podem aliviar a dor no pescoço. Esta dor muscular nunca deve ser negligenciada e o tratamento caseiro deve ser iniciado assim que aparecem os primeiros sintomas.

Cubos de gelo
Coloque algumas pedras de gelo picadas em um saco plástico e cubra com um pano fino. Ponha sobre a região onde sente mais dor, deixando agir por aproximadamente 15 minutos, a cada duas ou três horas. A temperatura do gelo cria uma dormência na área afetada, diminuindo a dor e a inflamação.

Terapia do calor
O calor aumenta a circulação sanguínea e é eficaz para diminuir a rigidez dos músculos do pescoço. A aplicação de calor pode ser feita com o uso de uma almofada de aquecimento ou tomando um banho quente.

Compressas mornas
Aplique uma compressa morna com três gotas de óleo essencial de alecrim, deixando agir sobre o local afetado durante 15 minutos ao dia.

Massagens
Tome um banho quente para relaxar os músculos e use óleos aromáticos para massagear suavemente o pescoço e a parte superior das costas. O óleo de alecrim é uma ótima alternativa, pois aquece os músculos do pescoço e aumenta a circulação sanguínea. Para aumentar a eficácia da massagem, você também pode acrescentar algumas gotas de óleo de amêndoas, abacate ou jojoba.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários