Tratamentos naturais para melhorar os sintomas da otite


A otite é uma infecção no ouvido que pode ser causada por diversos motivos, como a presença de vírus, bactérias e fungos. Bastante comum em bebês e em crianças pequenas, esta inflamação gera sintomas como febre, irritabilidade e dificuldades na alimentação. A otite pode ser aguda, crônica ou de repetição: a aguda tem um início repentino; a crônica vai piorando com o tempo; e a de repetição ocorre quatro vezes ou mais por ano.

O diagnóstico da otite é feito por meio de um exame no ouvido utilizando um aparelho chamado otoscópio. O tratamento da infecção normalmente é feito com medicamentos em gotas contendo antibiótico, corticosteroide e ácido acético, além de analgésicos que ajudam a reduzir a dor até o fim da inflamação. No entanto, existem alguns remédios caseiros que podem auxiliar no tratamento da otite.

Causas e sintomas da otite
Além de ocorrer pela presença de vírus, bactérias ou fungos (mais raro), a otite também pode ser causada pela água que entra no ouvido ao frequentar piscinas e praias. No inverno, esta infecção pode ser consequência de uma gripe ou resfriado. Além disso, o uso indevido de cotonetes também pode ser a causa da otite.

Os principais sintomas da otite são os seguintes:

- Febre;
- Dor de ouvido;
- Recusa alimentar – os bebês podem ter dificuldade para mamar;
- Dificuldade para dormir;
- A criança pode querer dormir mais e permanecer mais quieta;
- Em alguns casos mais graves, pode haver pus e mau cheiro no ouvido.
- Tratamentos naturais para melhorar os sintomas da otite 

Remédios caseiros para otite
O tratamento para otite deve se feito o mais rápido possível, pois a infecção pode aumentar e o acúmulo de secreções no ouvido pode ter consequências como uma meningite ou um abcesso. Não pingue nada dentro do ouvido para que a infecção não piore.

Existem alguns tratamentos naturais que podem auxiliar no tratamento da infecção, mas lembre-se que a orientação médica é imprescindível. Confira a seguir alguns remédios caseiros para otite:

Bolsa de água morna
Coloque uma bolsa de água morna na região do ouvido, deixando-a por cerca de 20 minutos. Nos bebês, o mesmo efeito pode ser alcançado ao colocar uma fralda aquecida com o ferro de passar roupa no local afetado.

Azeite e alho
O alho é um dos melhores remédios naturais para otite e outros tipos de infecções. Um tampão de algodão embebido em azeite e alho também é um bom remédio caseiro para amenizar a dor causada pela otite.

Ingredientes:

– 2 dentes de alho;
– 2 colheres de azeite.

Modo de preparo:

Frite o alho no azeite e molhe um pedaço de algodão na mistura. Esprema-o bastante para retirar o excesso de líquido e coloque-o sobre o ouvido, tampando-o, mas sem colocá-lo lá dentro. Deixe o remédio agir por aproximadamente 20 minutos.

Óleo de extrato de lavanda
O óleo de extrato de lavanda também é um dos tratamentos naturais indicados para otite. Você pode conseguir um pouco deste óleo em algum ervanário ou comércio especializado e basta seguir as instruções de uso expostos em sua embalagem.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários