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Os pés contribuem para a saúde de diferentes partes do corpo. 

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Ficar em pé ou caminhar de maneira errada pode causar ou agravar dores nos joelhos, costas e pescoço. 

É muito importante cuidar dos pés, inclusive tendo aspecial atenção aos sapatos que você usa.

Felizmente, existem formas de exercitar os pés e ajudar para aliviar a dor de seu corpo

Aqui estão 4 desses exercícios que ajudarão você a se sentir melhor:

1.Aquecimento - Como você sabe, é muito importante se aquecer antes de realizar qualquer exercício. 

Então, antes do exercício aqueça os pés. 

Apertar os dedos dos pés é uma ótima maneira de se aquecer e é muito simples. 

Veja o que fazer: levante-se e dobre seus joelhos ligeiramente. 

Em seguida, dobre os dedos e "pegue" o chão com eles, segurando por três segundos. 

Execute uma série de 10 repetições, 3 vezes por dia.

2. Ponta dos pés - Você não tem que ser uma bailarina para fazer este exercício. 

A caminhada com a ponta dos pés ajudará a fortalecer os músculos dos dedos dos pés, bem como os ligamentos e os músculos. 

Para realizar o exercício, tudo o que você deve fazer é ficar na ponta dos pés e andar para a frente por 20 segundos. 

Depois de ter concluído essa caminhada, descansar por 10-15 segundos. 

Repita este exercício mais 5 vezes.

3.Tornozelos - Se seus tornozelos estão rígidos, você pode ter dor nas costas, quadris e joelhos. 

E, pelo mesmo motivo, outras partes do corpo podem sofrer com dores musculares e articulares.

Enfim, a mobilidade e a flexibilidade do tornozelo são extremamente importantes.

Para exercitar os tornozelos, deite-se com as costão no chão e estenda uma perna sobre a cabeça, de forma que você consiga segurar o tornozelo com as mãos. 

Em seguida, gire o tornozelo da perna estendida em sentido horário por 10 vezes. 

Alterne as pernas e faça 10 séries em cada uma delas.

4. Lápis - Para fazer este último exercício, você tem que segurar um lápis (ou caneta) com os dedos dos pés. 

Parece simples? 

É simples mesmo! 

Fique diante do lápis e use os dedos pés para agarrar e levantá-lo do solo. 

Mantenha esta posição durante 10 segundos e em seguida solte o lápis.

Faça 5 vezes em cada pé.

Esses exercecícios, se feitos corretamente, vão ajudar a aliviar a dor no joelho ou na coluna.

Mas antes é bom conversar com seu médico ou fisioterapeuta sobre eles.

Fonte: R7-Saúde/CuraPelaNatureza
 
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