A Biodança como agente recuperador da autoestima


A Biodança recupera a autoestima

Ainda pouco difundida no Brasil, a Biodança é uma prática terapêutica que tem por objetivo colocar o indivíduo em contato com seus verdadeiros sentimentos e emoções.

Para que possamos entender melhor, “bio” vem da Bioenergética ou energia da vida - aquela energia produzida no organismo pela respiração, metabolismo e funções básicas vitais. A Bioenergética está baseada no trabalho desenvolvido pelo psiquiatra Alexander Lowen e é considerada uma prática de atuação profunda.

Desde pequenos, aprendemos a satisfazer apenas as nossas necessidades fisiológicas básicas. Por outro lado, se temos uma enxaqueca ou uma dor de estômago, nos automedicamos para acabar rapidamente com a dor, sem dar muita importância ao que nosso organismo quer nos dizer.

Da mesma forma, por vivermos numa sociedade agitada, competitiva e estressante, deixamos de lado nossas vontades para seguirmos padrões preestabelecidos. Todos esses aspectos vão, no dia a dia, nos afastando de nossa essência e nos deixando vulneráveis a doenças físicas e emocionais, como dores musculares, problemas na vesícula, rins, depressão, síndrome do pânico etc.

Com a utilização de técnicas respiratórias, posturais e de movimentos aliados a ritmos variados, a Biodança atua diretamente nas emoções e sentimentos de angústia, euforia, ansiedade, amor, medo, possessividade, entre outros, e possibilita que a pessoa torne-se mais autoconfiante e desinibida, preparada para lidar com situações externas - e, assim, conquiste seu espaço, retome o prazer pela vida e melhore seu convívio social.

A Biodança é uma prática dinâmica, prazerosa e fascinante. Desenvolve a coordenação motora e a concentração, reforça o sistema imunológico e cardiovascular, além de ser altamente recomendada para as pessoas agitadas e tensas.

Sobre Adriana Lopes
Terapeuta Corporal, Instrutora de Yoga e atende no BSpace Health Center.  Formada pela Humaniversidade, especializou-se em Kaivalyadhama (Índia) e é facilitadora de Biodança.

Sobre o BSpace Health Center
Idealizado pela empresária brasileira Andrea Estrella, especializada em Aromaterapia e Terapias Naturais (na Itália). Ao refletir sobre como seria possível, na realidade atual, viver com qualidade de vida e bem-estar, percebeu a falta, no Brasil, de um espaço que proporcionasse uma fuga do estresse do cotidiano. Assim nasceu o BSpace, um centro de convivência que oferece medicina tradicional e tratamentos complementares, livraria, empório, café, centro de exposições e Bimbo Space, dedicado aos pequenos. “Um lugar onde os problemas diários possam ser esquecidos”, define Andrea.  Mais em www.bspace.net.br

Fonte: RevistaFisioBrasil

Comentários