Mingau de aveia ajuda a emagrecer


A receita da vovó virou a companheira daqueles que pretendem diminuir uns números no manequim. Está comprovado que o mingau de aveia, em proporções equilibradas, conseguem auxiliar na perda de peso.

Para aqueles que querem turbinar ainda mais os efeitos desse saboroso emagrecedor, é só alterar alguns ingredientes da receita original e adicionar outros que potencializam os bons resultados e aumentam a qualidade de vida dos adeptos.

O ingrediente secreto
A aveia é o principal componente dessa receita que auxilia na queima de gorduras indesejadas. Por ser rica em fibras, proporciona o estado de saciedade, retardando a sensação de fome daqueles que dela provam e controlando a compulsão de alimentos.

Além de ser um grande aliado para os que acreditam estar acima do peso, o grão possui propriedades essenciais para um bom funcionamento do organismo, como: cálcio, ferro, vitaminas do complexo de B e E, e as proteínas.

Esses agentes produzem no organismo uma sensação de bem-estar e estão relacionados a uma boa saúde, uma vez que mantêm ossos e músculos fortes, ajudam no crescimento e desenvolvimento do corpo e previnem o envelhecimento precoce. Isso sem contar a capacidade de melhorar o funcionamento do intestino, facilitar a digestão, controlar a pressão arterial, diminuir colesterol ruim e reduzir a quantidade de açúcar no sangue.

Qual a melhor forma de consumir?

Por ser rica em fibras, a aveia proporciona o estado de saciedade

Existem três maneiras de encontrar a aveia: farelo, farinha e flocos. A que mais possui fibras é a encontrada na forma de farelo, ou seja, a pessoa que pretende “enxugar” alguns quilos deve optar pelo grão nesse aspecto.

Para potencializar ainda mais os resultados algumas trocas são bem-vindas na receita original. Substituir o leite integral pelo desnatado, pelo de coco, por leites de cereais e até mesmo por água é uma boa escolha para deixar a refeição ainda mais leve. Para adoçar, o adoçante é a recomendação certa.

Receita
Adicione o líquido de sua preferência (água, leite de coco ou o desnatado) num recipiente e leve ao forno. Ainda no fogo baixo misture os outros ingredientes, como a aveia e o adoçante. Mexa a substância até que a mesma adquira a consistência de mingau.

Com o intuito de aumentar a perda de calorias, é possível adicionar canela por cima do composto já pronto. Essa especiaria se transforma em um excelente termogênico, isto é, faz o corpo queimar bastante gordura.

Segundo nutricionistas, o ideal para consumir o mingau é como uma refeição individual e não associá-lo a outra. Por exemplo, coma no café da manhã ou no jantar, substituindo uma outra refeição. Já para quem faz exercícios físicos, a dica é consumir antes ou depois dos treinos.

Também é aconselhável tomar cuidado na quantidade que é ingerida. O preparo é muito saboroso e quando está quente é um ótimo aperitivo para o famoso “só mais um pouquinho”. A orientação dos especialistas é não cair em tentação e consumir apenas um prato raso, uma vez por dia e até três por semana, no máximo.

Contudo, um alerta ainda é feito. Quem consumir o mingau deve tomar muita água no dia, o equivalente a seis copos. Tendo em vista que a fibra contida na aveia pode causar prisão de ventre e, nesse caso, é dar adeus aos benefícios e as boas vindas a problemas no corpo. Para evitar, não extrapole o recomendado e siga bem as instruções.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários