O que eu preciso saber sobre uma Rinoplastia?

Descubra em que casos se deve realizar uma cirurgia de nariz e o que levar em conta antes de tomar a sua decisão, para garantir a segurança do seu procedimento
   
Esclareça outras dúvidas sobre rinoplastia e rinoplastia estruturada

A aparência do nariz é responsável por boa parte da harmonia facial, por isso várias técnicas sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais do rosto de cada um. 
A rinoplastia, também conhecida como cirurgia de nariz, é hoje uma das cirurgias plásticas faciais mais realizadas. Mas você sabe quais as indicações desse tipo de cirurgia?

A cirurgia permite reparar o nariz esteticamente, corrigir defeitos já presentes no nascimento, sequelas de traumatismos e até mesmo ajudar a resolver problemas respiratórios. 

Como a aparência do nariz é responsável por boa parte da harmonia facial, várias técnicas sofisticadas foram desenvolvidas para adequar o formato do nariz às características individuais do rosto de cada um. 

Então hoje, um cirurgião plástico pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, alterar a forma da ponta e do dorso, diminuir o tamanho das narinas, refinar a ponta e até mesmo alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior. 

Além de aliar em uma mesma cirurgia a correção estética à correção de distúrbios respiratórios, como desvio de septo, entre outros.

Converse com um especialista antes da sua decisão

Antes de qualquer decisão é fundamental passar por uma avaliação médica, pois a rinoplastia pode ser realizada a partir de diferentes técnicas. 

Além disso, pelo fato do procedimento ser considerado complexo devido a necessidade de um profundo conhecimento da anatomia da região, é muito importante investigar se o médico escolhido é realmente especialista em rinoplastia. 

Por isso, conheça a formação acadêmica do cirurgião plástico e pesquise sobre os resultados em pacientes que o médico já operou. Uma cirurgia de nariz mal executada pode trazer problemas estéticos e respiratórios, então esse cuidado no momento da escolha do profissional é de grande importância. 

O que pode dar errado em uma cirurgia de nariz?

Existem vários fatores que podem contribuir para o insucesso de uma cirurgia de nariz, como: 

• Pacientes com características desfavoráveis (ex. pele muito grossa, pele fibrótica, etc);
• Inabilidade de entrar em sintonia com o médico em relação às queixas, expectativas e quanto ao resultado efetivamente possível em cada caso;

• Inabilidade por parte do médico de diagnosticar os problemas funcionais ou estéticos do nariz do paciente;

• Má execução técnica da cirurgia;

• Colocação errada do curativo;

• Trauma sobre o nariz após a cirurgia;

• Entre outros.

Sendo assim, para aumentar as chances de sucesso de uma rinoplastia e diminuir os riscos, a escolha do cirurgião plástico deve considerar a formação do profissional, a quantidade e qualidade da informação que você recebe na consulta e a sensação de confiança no médico. Assim, você estará aumentando as chances de um resultado satisfatório e duradouro, que agrega melhoria estética e melhor qualidade de vida. 

Fonte: Dino Visibilidade Online

Comentários