Os 9 maiores limites do corpo humano


Você conhece os limites do seu próprio corpo? Um grupo de cientistas resolveu descobrir o que o corpo humano consegue aguentar em várias situações, como por exemplo o quanto de sangue podemos beber ou qual é a temperatura máxima que conseguimos aguentar.

Os resultados foram simplesmente surpreendentes e podem salvar a sua vida. Os cálculos foram feitos levando em conta que o o organismo em questão é de um homem adulto com peso de 68 kg.

Não podemos esquecer que apesar dos limites padrões encontrados, o corpo humano pode sempre nos surpreender, já que em certas situações algumas pessoas superam os limites naturais de força, resistência e um monte de outras coisas.

1. Temperatura máxima do corpo

Ter febres altas é algo preocupante, isso porque se o corpo chegar a 42ºC, a hipertermia não pode mais ser revertida e a pessoas pode acabar morrendo.

2. Temperatura de água gelada

Às vezes há casos na TV de pessoas que mergulham em água gelada ou em banheiras com gelo para quebrar recordes. No entanto, de acordo com testes realizados, a menor temperatura que o corpo pode aguentar é 4ºC. Uma pessoa imersa na água a essa temperatura não aguentaria mais do que meia hora antes de morrer.

3. Ar quente

Em casos de incêndios o ar aquece muito. Esse aquecimento e a fumaça são tão fatais quanto as chamas em si. O corpo humano só consegue resistir  dez minutos em meio ao calor de 150ºC. Já uma criança, dificilmente resiste a uma temperatura de 50ºC. Por isso é tão perigoso deixá-las trancadas dentro de carros.

4. Limite de altitude

Uma pessoa comum, sem preparo para o alpinismo, perde a consciência a uma altitude de 4.500 metros.

5. Profundidade na água

Sem o uso de equipamentos de mergulho e sem preparo, uma pessoa pode desmaiar a 18 metros de profundidade em menos de dois minutos.

6. Sem oxigênio

Uma pessoa que faz alguma atividade para exercitar os pulmões, como nado ou mergulho, consegue ficar mais tempo sem ar, podendo chegar a 11 minutos. No entanto, o tempo médio para uma pessoa comum sem oxigênio é de dois minutos.

7. Sangue perdido

Acidentes que causam uma grande perda de sangue são comuns. Nesses casos, uma pessoa pode perder até 30% do sangue do organismo. Mas caso ela perca até 40%, ainda pode se salvar com transfusões de sangue imediatas.

8. Dias sem comida

Podemos perder até 30% do nosso peso corporal, por isso só conseguimos sobreviver até 45 dias sem comida. O problema é que antes disso é possível morrer por doenças ocasionadas pela falta de comida.

9. Dias sem água

Até 70% do nosso corpo é composto por água, como perdemos parte desse líquido diariamente, é necessário repor. Caso o contrário, só conseguimos viver por sete dias.

Fonte: Fatos Desconhecidos

Comentários