Previna o ressecamento da pele


Para quem desconhece, a pele exerce funções importantíssimas no nosso organismo. A mesma serve como um verdadeiro escudo para a parte interna da nossa estrutura física, protegendo o corpo contra agressões externas, a exemplo de fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol e as baixas temperaturas.

Por desempenhar essa função de “capa protetora”, a região cutânea precisa estar sempre bem cuidada e necessita de atenção em todas as épocas do ano. Seja qual for a estação, de inverno a verão, a pele deve estar com a saúde equilibrada e, para isso, são necessários alguns cuidados que previnam o ressecamento, desidratação e outras complicações que danificam essa parte tão importante do corpo.

Dicas para manter a pele saudável

Limpeza: O uso dos sabonetes é benéfico à saúde da pele, porém, a escolha do tipo a ser utilizado deve ser criteriosa. A região cutânea possui um índice que mede seu equilíbrio natural e sua acidez, chamado de pH. Sendo 5,5 o número adequado, os sabonetes precisam possuir um pH que seja menor ou igual a 7, pois esses são os considerados menos agressivos;

Água: Para manter a membrana sempre bem, é necessário escolher uma corrente de água com temperatura agradável. Fuja das águas quentes, mesmo no inverno use, no máximo, morna. Isso se deve ao fato de que em altas temperaturas o fluido acaba retirando a gordura natural existente na pele, responsável pela manutenção de uma aparência saudável;

Beber líquidos: A hidratação ocorre de fora para dentro, por isso beba muita água. O ideal é tomar dois litros por dia, garantindo assim uma pele lisa, viçosa e com consistência elástica.

Produtos neutros: Assim como os sabonetes, as loções de limpeza e hidratação da pele devem ser neutras. Fuja dos que são compostos por álcool, essa substância só facilita o ressecamento da epiderme;

Hidratação: Invista bastante na hidratação, seja por meio de loções prontas ou máscaras caseiras, uma vez que existem alguns produtos encontrados em supermercados cuja capacidade é manter a pele sempre renovada.

De inverno a verão, a pele deve estar com a saúde equilibrada

Máscaras caseiras ajudam a manter peles hidratadas

Para manter uma pele longe de irritações, você vai precisar de 1/4 de abacate, uma colher de sopa de sementes de linhaça e uma colher de sopa de mel. Depois é só bater tudo no liquidificador até virar uma pasta homogênea e aplicar na pele por 20 minutos. Passado o tempo, retire o produto com água fria ou morna, e aproveite os benefícios.

Entretanto, se a intenção é hidratar e combater os traços da idade, amasse meio mamão papaya, acrescido de uma colher de sopa com aveia em flocos e outra com mel. Deixe agir na pele por 20 minutos e depois remova com água fria ou morna. Colocando em prática esse método, pelo menos uma vez na semana, sua pele vai sentir os efeitos em pouco tempo.

Já quem deseja se livrar das escamações, hidratar a epiderme e combater o ressecamento, a dica é misturar os seguintes ingredientes: um copo de iogurte natural, uma colher de sobremesa com  aveia e outra com óleo de amêndoas. Aplica-se na pele com movimentos circulares e deixa agir por 20 minutos. Para retirar, bata utilizar água morna.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários