Saiba quais são os alimentos energéticos


Chocolate, açúcar e café são alimentos reconhecidamente energéticos, mas não estão sozinhos. 

Verduras, frutas, gengibre e brotos são opções saudáveis que dão energia no dia-a-dia. "Os verdes são altamente energéticos, depuram o organismo", diz Ursula Jahara, especialista em comida-viva e gerente do Universo Orgânico. A clorofila da grama de trigo também é citada por ela. "Oxigena as células. Outro fator de energia: o grão germinado. Afinal, você está comendo um alimento vivo e isso gera energia, vida", diz. Não é por outro motivo que o suco de luz faz tanto sucesso. 

Versátil, o gengibre é uma raiz energética, que pode ser usada em sucos, saladas, sopas e no preparo de diversos alimentos. Já as frutas dão a energia da frutose, com a vantagem de não terem os malefícios do açúcar refinado. "O limão também é altamente energético, experimente uma dose pela manhã", sugere Ursula.

Chocolate, açúcar e café: com moderação
Em doses pequenas, chocolate, açúcar e café podem ser altamente energizantes, mas podem se tornar vilões se consumidos em excesso. Isso porque o organismo reage a este "sobe e desce" energético, que pode causar problemas como diabetes. 

No caso do chocolate, prefira as pequenas barrinhas de meio amargo 70% cacau. Mesmo assim, sem exagero. "É o cacau que dá a energia, tanto que cada vez mais este alimento vem sendo utilizado e já é considerado um dos superalimentos", diz. "Além de ser energético, ativa o sistema imunológico. É consumido até cru."

Quanto ao café, também evite o exagero. "Apenas pequenas doses", recomenda a nutricionista. Os ladrões de energia são os alimentos processados, que têm gordura hidrogenada, farinhas processadas e enlatados. 

Fonte: GNT

Comentários