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Distúrbio do sono afeta o humor, a resposta imunológica, a coordenação motora e pode até mesmo reduzir a expectativa de vida

Ter uma noite de sono tranquilo é o desejo de pelo menos 20 milhões de pessoas no Brasil. Esse é o número estimado de brasileiros que sofrem de insônia. O problema pode ser ainda maior. Algumas pesquisas afirmam que 42% da população mundial tem algum problema para dormir e que em cerca de um terço das consultas médicas os pacientes reclamem da qualidade do sono.
Vídeo: Especialista tira dúvidas sobre distúrbios do sono
A insônia se caracteriza por uma incapacidade em conciliar o sono e pode ter causas orgânicas ou psíquicas. Dormir menos do que o necessário pode diminuir a imunidade, abrindo as portas para infecções. Também afeta o humor e prejudica a coordenação motora, o tempo de reação e julgamento. Alguns estudos relacionam os problemas do sono com uma redução na expectativa de vida e com o desemprego - há redução no desempenho e aumento no número de licenças médicas.
Mudanças simples no estilo de vida, no entanto, podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela é crônica. "Assim como respirar, o sono tem de vir de maneira natural", diz Dalva Poyares, doutora em neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Veja 5 dicas para evitar a insônia e ter uma boa noite de sono:

10 maneiras de evitar e combater a insônia
  • Ir dormir e acordar sempre a mesma hora, inclusive aos fins de semana;
  • Dar preferência ao consumo de alimentos leves e nutritivos especialmente à noite para não ir para cama com o estômago "pesado";
  • Tomar um banho morno relaxante, e ficar algum tempo num ambiente calmo e tranquilo antes de ir dormir, longe dos estímulos da tv e do computador;
  • Tomar um chá calmante como o de erva-cidreira ou valeriana cerca de 30 minutos antes de ir para cama;
  • Colocar o despertador para tocar sempre na mesma hora mesmo que não tenha dormido o suficiente, pois assim na noite seguinte, o corpo estará mais cansado e será mais fácil pegar no sono.
  • Não tirar cochilos durante o dia;
  • Ler um livro antes do dormir;
  • Evite entrar em conversa, discussão ou notícias perturbadoras, e não faça uma lista de fim de noite de todas as preocupações inacabadas para o dia seguinte;
  • Pratique meditação ou técnicas de relaxamento por pelo menos 20 minutos duas vezes ao dia;
  • Toque música suave quando você estiver tentando dormir.
Fonte: Veja
 
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