16 Melhores Frutas Cicatrizantes


Como parte de uma dieta saudável, alimentos cicatrizantes são aqueles que desempenham um papel significativo em ajudar o organismo a funcionar melhor. 

Altamente nutritivos, esses alimentos são geralmente antioxidantes, pois combatem diretamente diversas doenças como o câncer, diabetes e problemas do coração, além de possuírem nutrientes e vitaminas que potencializam a ação do sistema de defesa, melhorando o sistema imunológico.

Frutas cicatrizantes são alimentos facilmente encontrados e que podem ser integrados ao cardápio diário sem muita dificuldade. Acompanhe a lista das melhores frutas cicatrizantes e insira na alimentação diária, seja em sucos ou nos intervalos entre as refeições.

1. Limões
Ajuda a melhorar e aumentar a função do sistema imunológico, bem como dissolver a placa mucoide no trato digestivo e sistema circulatório. A presença da vitamina C nela e em outras frutas cítricas é essencial para o corpo buscar a cicatrização natural. Ajuda a tonificar as células da pele. O limão pode ser adicionado facilmente à dieta em sucos, tempero de salada ou em sobremesas.

2. Caju
O caju é mais uma das frutas cicatrizantes conhecida por ser rica em vitamina C, além de conter uma membrana chamada de acajumembrana que é rica em um suco que quando em contato com a pele atua eficientemente na cicatrização de feridas e queimaduras. Basta pressionar esse suco sobre a região lesionada. Para problemas de afta ou outros da boca, o chá da folha de caju também pode ser eficiente para o tratamento através de bochechos.

3. Cerejas
A cor vermelha escura e intensa é um sinal de que as cerejas são ricas em uma variedade de nutrientes, vitaminas e minerais. As cerejas aliviam a dor inflamatória, previnem doenças como o câncer e retardam o processo de envelhecimento. Cerejas são frutas cicatrizantes e possuem uma longa lista de poderes de cura, sendo que efeito cicatrizante é o que mais se destaca pela forte presença da vitamina C em sua composição.

A vitamina C é conhecida por ser fundamental para a cicatrização de feridas. As cerejas têm também alto valor nutricional e baixas calorias. São ricas em substâncias que ajudam a combater a inflamação e o câncer. A presença de quercetina e ácido elágico inibe o crescimento de tumores e leva as células cancerígenas a se destruírem sem prejudicar as células saudáveis. As cerejas também possuem propriedades antibacterianas e antivirais.

A antocianina, um outro composto presente nas cerejas, ajuda na redução dos níveis de ácido úrico no sangue. Alguns pesquisadores acreditam que as antocianinas também podem reduzir o risco de câncer de cólon. Além disso, esses compostos funcionam como uma forma natural de ibuprofeno, reduzindo a inflamação. O consumo regular pode ajudar a reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral. Na medicina tradicional chinesa, cerejas são rotineiramente utilizadas como um remédio para a gota, artrite, reumatismo e a anemia, devido ao seu elevado teor de ferro.

4. Amoras
As amoras são ricas em vitamina C e agem diretamente na cicatrização de feridas e machucados. Também é rica em antioxidantes que ajudam a combater radicais livres e prevenir doenças pelo corpo. São excelentes para os olhos, melhorando a visão, para o cérebro, melhorando a memória, e para as glândulas, como as adrenais, tireoide, glândula pineal, próstata, etc. As amoras são ricas em ácido elágico e fibras, que ajudam a reduzir os riscos de certos tipos de câncer.

5. Mamão
O mamão, por ser um alimento rico em vitamina C, é conhecido por sua capacidade de cicatrizar um corpo lesionado. Além disso, é ideal para limpar o trato digestivo, contém uma enzima chamada papaína, que ajuda a alimentar as bactérias saudáveis no intestino. O mamão também é ótimo para a pele, por ajudar a manter o aparelho digestivo funcionando corretamente.

6. Melancias
Alcalinizantes e hidratantes, as melancias são frutas cicatrizantes consideradas superalimentos. Sabe-se que são ricas em vitamina C, assim como o melão. A melancia ajuda a eliminar excessos do organismo, além de hidratar o corpo pela sua grande quantidade de água.

7. Abacaxi
O abacaxi é uma fruta ácida, rica em vitamina C e antioxidantes que ajudam na formação do tecido que fecha as feridas e também tem papel fundamental na redução das marcas que uma cicatriz pode gerar no corpo. Pode ser ingerida normalmente ou como sucos.

8. Toranja
A toranja ajuda a desintoxicar as células e dissolver a celulite, porém sua propriedade antioxidante e de vitamina C tem papel importante na cicatrização do corpo quando lesionado, pois ajuda a acelerar o processo de recuperação. Também é um excelente alimento para a perda de peso, pois sua acidez 
pode ajudar na queima de gordura, além de acelerar o metabolismo.

9. Laranjas
As laranjas são frutas cicatrizantes com papel importante para aliviar a depressão e limpar todo o sistema. Ricas em vitamina C, ajudam a prevenir diversas doenças e fortalecer o sistema imunológico, sendo realmente um superalimento. Assim como a laranja, outras frutas cítricas desempenham papel semelhante e fundamental na cicatrização. Pode ser consumida em sucos, saladas ou pura.

10. Ameixas
As ameixas são ricas em antioxidantes e ótimas fontes de vitaminas, principalmente a C, que sabe-se é essencial para a recuperação pós-lesão. As ameixas também podem trazer benefícios à longo prazo como prevenir contra o câncer e ajudar a reduzir o colesterol, além de aumentar a saúde óssea. 

Consumir ameixas secas ou frescas pode fornecer boas quantidades de fibras, bem como vitamina K e potássio.

11. Framboesas
Estas frutas cicatrizantes são carregadas de antioxidantes e também ajudam a perder peso. A presença da vitamina C em boas quantidades é o principal componente responsável por agilizar a cicatrização, fortalecendo o sistema imunológico. São também muito benéficas para a manutenção da saúde cardiovascular.

12. Morangos
Os morangos estão entre os 10 melhores alimentos ricos em antioxidantes, especialmente por melhorarem a saúde dos olhos, manterem a pele mais firme e serem uma das principais frutas cicatrizantes. Eles reduzem o colesterol ruim e podem contribuir para a saúde do coração.

Um estudo de 2011 descobriu que os morangos aumentam os níveis de antioxidantes no sangue e podem ajudar a prevenir doenças crônicas, bem como evitar problemas estéticos pós-lesão como uma pele flácida, por exemplo. Morangos têm uma grande concentração de compostos fenólicos, tais como os flavonoides que têm propriedades antioxidantes. Por combaterem a produção de radicais livres, eles diminuem o risco de doenças cardíacas, câncer, diabetes e demência.

13. Cranberries
Conhecida como oxicoco por algumas pessoas, as cranberries ajudam a impulsionar o sistema imunológico. Eles são mais conhecidos por sua eficácia no tratamento de uma infecção do trato urinário, mas também são úteis para eliminar pedras nos rins. Sabe-se que a cranberry tem o maior nível de fenois, responsável por ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca.

14. Mirtilos
Este fruto é repleto de antioxidantes e pode, assim como as nozes, ser considerado uma das mais úteis frutas cicatrizantes, reduzindo a possibilidade de inflamação e acelerando a cicatrização. Também sabe-se que é excelente para a saúde do coração, pois pode equilibrar os níveis de açúcar no sangue e é considerado um medicamento natural para a diabetes. O ideal é consumi-lo cru para aumentar os ganhos nutricionais.

15. Kiwi
Esta fruta é rica em nutrientes e possui excelentes quantidades de vitamina C (o dobro da quantidade encontrada em laranjas), imprescindíveis para a cicatrização do corpo, além de terem mais fibra do que as maçãs e mais potássio do que as bananas. A mistura única de fitonutrientes, vitaminas e minerais encontradas no kiwi ajuda a proteger contra doenças cardíacas, derrame, câncer e doenças respiratórias. Também ajuda a melhorar a saúde vascular através da redução da formação de coágulos sanguíneos, diminuição do colesterol LDL e redução da pressão arterial.

Vários estudos têm mostrado que os kiwis não só reduzem o estresse oxidativo e danos ao DNA, mas também contribuem na reparação de células danificadas. Kiwis são frutas cicatrizantes recomendadas para consumo em tratamentos anticancerígenos e do coração, e na medicina chinesa são usados para acelerar a cicatrização de feridas e úlceras.

16. Goiaba
A goiaba é rica em vitamina C, mais do que a laranja, sendo assim um alimento potencialmente mais indicado para ser ingerido pós-lesão para estimular a cicatrização. As goiabas contêm também mais do antioxidante licopeno (responsável por combater o câncer) do que qualquer outra fruta ou vegetal, e quase 20% a mais do que os tomates.

O licopeno na goiaba pode ser absorvido pelo organismo na forma crua ou cozida, diferente do tomate que precisa estar cozido para conseguir ser absorvido. A substância tem a função de proteger as células saudáveis contra os radicais livres que podem causar todos os tipos de danos, incluindo artérias bloqueadas, degeneração articular, problemas no sistema nervoso e até mesmo câncer.

O consumo de licopeno tem sido associado a menores taxas de câncer da próstata em alguns estudos. 

O licopeno também ajuda a inibir o crescimento de células de câncer da mama e estudos sugerem que este antioxidante pode também ajudar a proteger contra a doença cardíaca coronária. A goiaba oferece mais de 60% de potássio quando comparada a uma banana, o que pode ajudar a proteger contra doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Na verdade, os nutrientes encontrados em goiabas ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o HDL, reduzir triglicérides e pressão arterial.

Fonte: Mundo Boa Forma

Comentários