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Você provavelmente já deve ter ouvido a frase: “Você é o que você come”. Portanto, ingerir alimentos que são prejudiciais ao corpo pode te levar a desenvolver doenças graves e fatais, diminuir seus níveis de energia e até causar depressão. O que você realmente precisa é uma dieta equilibrada que inclui carboidratos, proteínas, gorduras e fibras para garantir uma vida longa e saudável.

O envelhecimento é o processo que ocorre quando as células do corpo são vítimas de elementos externos chamados de radicais livres, que podem antecipar o processo, causando o temido envelhecimento precoce que pode levar a uma aparência mais desgastada, bem como a doenças crônicas como o câncer.

Para combater esse problema, uma das melhores soluções é ingerir alimentos que rejuvenescem, ricos em antioxidantes, pois se as células do corpo permanecerem bem oxigenadas o envelhecimento pode ser naturalmente adiado.

Abaixo está uma lista destes alimentos que rejuvenescem e que podem ajudar na prevenção da degeneração celular, trazendo mais vigor e vitalidade, e que por isso devem ser inseridos no seu cardápio diário! 

1. Abacate
Este é um dos alimentos mais alcalinizantes disponíveis no mercado. Abacates são frutas muito ricas em vitamina E, que é essencial para garantir uma pele mais macia e um cabelo mais sedoso e brilhante. Ele também ajuda a evitar ou adiar o surgimento das rugas e linhas de expressão do rosto. 

Trata-se de um alimento rico em gordura saudável, por isso também ajudar a prevenir doenças do coração.

Entretanto, pode ser bem calórico e deve ser consumido com cuidado para não interferir na dieta alimentar. Pode ser consumido em saladas, guacamole ou vitaminas.

2. Vegetais verdes
Vegetais e crucíferos verdes como brócolis, espinafre, alface, e outras verduras verdes são altamente benéficas para o corpo. Ajudam a manter o peso corporal baixo e também têm a função de eliminar as toxinas do organismo, por isso são alimentos que rejuvenescem. A eliminação de excessos e impurezas é importante porque um corpo altamente tóxico é como um ímã para todos os tipos de doenças que podem prejudicar o corpo.

Além disso, eles são alimentos ricos em fibras, que equilibram o intestino e fornecem mais vitalidade. Por serem ricos em antioxidantes e nutrientes, ainda tornam a pele mais rejuvenescida. O espinafre, em particular, é uma boa fonte de cálcio, ferro, potássio e várias vitaminas. Pode ser consumido em saladas ou como acompanhamento ou recheio de pratos principais.

3. Alho
Este é um dos mais importantes alimentos fornecidos aos seres humanos pela natureza. Os benefícios do alho são inúmeros. O alho ajuda a evitar a degeneração celular, a manter o sangue fino e saudável e também previne doenças cardíacas. É mais vantajoso quando consumido cru. Trata-se de um excelente tempero natural e pode ser integrado em praticamente todas as receitas salgadas.

4. Gengibre
Esta raiz facilita a digestão e é, portanto, essencial ao corpo. O gengibre que tem um sabor picante e ardido e mantém o movimento do intestino em forma, permitindo assim uma boa saúde intestinal. Além disso também acelera o metabolismo por ser termogênico e também evita várias doenças, como resfriados e outros problemas advindos da baixa imunidade. Pode ser ralado em diversas receitas doces e salgadas como bolos e molhos.

5. Oleaginosas
As amêndoas e a castanha de caju são excelentes fontes de energia para o corpo. Consumir esses alimentos diariamente nos lanches da tarde ou inserindos em pratos principais ou saladas pode fornecer a vitalidade que você precisa para encarar um dia estressante. São alimentos que rejuvenescem também por serem ricos em gorduras saudáveis, fortalecendo o coração e prevenindo várias doenças. Entretanto, por serem calóricas, devem ser ingeridas com parcimônia em uma dieta nutricional equilibrada.

6. Iogurte
O iogurte é rico em minerais importantes, como potássio, cálcio, proteínas e vitaminas do complexo B. Isto faz com que seja um dos alimentos que rejuvenescem mais poderosos, além da presença de bactérias saudáveis para equilibrar a flora intestinal do corpo. Esta bactéria ajuda na absorção de nutrientes no intestino e estabiliza o sistema imunitário. Prefira as versões naturais ou o grego.

7. Macarrão e arroz integral
Os carboidratos são alimentos energéticos de longo prazo e devem integrar qualquer dieta saudável. Para evitar a farinha branca, uma excelente opção são as massas integrais. Opte por substituir o macarrão e arroz normal pelo integral, que têm mais fibras e ajudam a saciar mais o corpo, restabelecendo seus níveis de energia.

8. Melões
Melões são alimentos alcalinizantes e que fornecem muitos nutrientes e hidratam o corpo pela grande quantidade de água presente em sua composição. Além disso, também fornecem ao corpo fluidos essenciais que ele precisa para executar várias tarefas.

9. Água
Este certamente é a bebida mais importante para combater o envelhecimento. A água é um dos melhores alimentos que rejuvenescem, pois manter um corpo constantemente hidratado pode ajudar a eliminar impurezas e fornecer fluidez para o sangue, fazendo com que o transporte de nutrientes seja otimizado por todo o corpo. Assim a água está diretamente relacionada a todas as funções do organismo e deve ser ingerida em grandes quantidades todos os dias. Pelo menos 8 copos de água filtrada deve ser consumida em uma base diária.

10. Cenoura
Cenouras são ricas em betacaroteno, que ajuda a limpar o corpo da presença de metais pesados. Além disso é um superalimento que pode ajudar também a melhorar a visão e tornar a pele mais bonita, com um bronzeado natural. Pode ser consumida cozida como acompanhamento de pratos principais, ralada crua em saladas, em omeletes, recheio de tortas ou até mesmo um suco delicioso.

11. Toranja
A toranja tem pectina, que se liga a metais pesados ajudando a neutralizá-los para uma eliminação segura. Outras frutas ácidas, como a laranja, podem ter funções parecidas. Consuma a fruta ou faça sucos para uma limpeza completa do organismo.

12. Limão
Limões têm vitamina C, que ajudam na produção de glutationa, responsável pela desintoxicação do fígado, reduzindo, assim, a probabilidade de efeitos negativos de substâncias químicas ambientais no corpo.

13. Cebola
As cebolas são alimentos que rejuvenescem ao limpar o sangue e ajudar a desintoxicar o trato respiratório, melhorando os processos de inspiração e expiração. A cebola, assim como o alho, é um superalimento utilizado como tempero, podendo ser usado em praticamente todos os pratos. Apesar de ser geralmente consumida refogada e cozida, o ideal é consumir crua, para obter suas propriedades da melhor forma. Pique umas rodelas e insira nas saladas para usufruir dos benefícios da cebola.

14. Alga
As algas se conectam a resíduos radioativos e metais pesados, ajudando a eliminá-los de forma segura através do corpo. Garantem uma vida mais saudável por serem ricas em iodo, combatendo assim problemas de tireoide. Também ajudam a combater o câncer, principalmente do ovário, mama e endométrio e outros cânceres através da indução da morte de células cancerosas. É um conhecido anti-inflamatório natural e antioxidante, além de ser rico em ferro.

15. Tomates
Os tomates são alimentos que rejuvenescem ricos em licopeno, que ajuda a retardar o envelhecimento da pele e protege a pele contra os danos do sol. Os tomates têm muita água, que também ajuda no equilíbrio e manutenção do teor de água no corpo durante o verão quando o corpo costuma ficar desidratando devido à grande perda de água e sais minerais pelo suor. Pode ser ingerido como suco, em saladas, em molhos para massas, refogado com carnes, em sopas e outras variedades por ser um alimento extremamente versátil e saboroso.

16. Batata doce
As batatas doces são ricas em vitamina C, que ajuda na suavização das rugas. Especialistas dizem que se você consumir metade de uma batata doce regularmente durante três anos, as rugas na pele podem reduzir em até 11%. Além disso, são alimentos que fornecem carboidratos saudáveis e açúcar natural, garantindo mais energia ao longo do dia por serem de absorção lenta. Podem ser integrados em diversas receitas doces e salgadas, vale usar a criatividade.

17. Frutos do mar
Frutos do mar são ricos em vitaminas, minerais e proteína de alta qualidade. São bons para a pele, pois têm zinco e ômega 3, ácido graxo que melhora a saúde natural da pele. Além disso, previnem doenças cardíacas e alguns tipos de câncer. Trata-se de alimentos com baixas calorias e, por isso, devem ser consumidos de 2 a 3 vezes por semana. Podem integrar diversificadas receitas e promover mais saúde.

Para otimizar a desintoxicação do corpo e melhorar a saúde geral, lembre-se de comprar alimentos que rejuvenescem em sua versão orgânica sempre que possível, pois possuem alta qualidade e são livres de aditivos tóxicos, preservando o valor nutricional. Além disso, deve-se incorporar uma rotina de exercícios no dia a dia para retardar ainda mais o envelhecimento, combatendo a obesidade, doenças cardíacas, câncer e elementos ligados à estética como as rugas.

Fonte: Mundo Boa Forma 
 
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