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Uma coisa é fato: o chocolate é o escape certo para quem está mal-humorado, triste, irritado ou de TPM. Entretanto, a sensação de prazer que ele provoca muitas vezes se transforma, depois de horas ou dias, em arrependimento para àqueles que vivem de dieta. A boa notícia, porém, é que o chocolate não é a única opção para esses casos. É possível melhorar o humor com alimentos nutritivos e saudáveis!

Banana, oleaginosas e mel são alguns dos alimentos que ajudam na melhora do humor. Isso porque eles estimulam a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem-estar e euforia, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.
Sempre pensando no seu bem-estar, o Guia da Semana listou alguns alimentos que melhoram o humor.

Vale ressaltar que ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose, o que pode te deixar mal-humorado. O ideal é comer de três em três horas!

Banana
Além de ser uma alternativa para os doces (com canela ela fica uma delícia), a banana ainda ajuda a melhorar o humor. Os carboidratos presentes na fruta estimulam a produção de serotonina, enquanto a vitamina B6 garante mais energia.

Mel
Além de saboroso e uma ótima alternativa para adoçar bebidas e alimentos, o mel também ajuda a melhorar o humor. Isso porque ele contém minerais como o potássio, que tem ação antidepressiva, e o cálcio, que ajuda a acalmar.

Brócolis
Além de ajudar na renovação celular, o brócolis ajuda a melhorar o humor. Isso porque ele é rico em ácido fólico, que é extremamente importante para a liberação da serotonina.

Aveia
A aveia tem bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia. Além disso, ela ainda contém altas doses de triptofano, que auxilia o organismo a liberar a serotonina.

Laranja
Por ser rica em vitamina C, a laranja previne o cansaço, combatem o estresse e colabora com as defesas do organismo.

Pimenta
A capsaicina presente na pimenta faz com que o cérebro produza mais endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de euforia.

Espinafre e Folhas Verde-Escuras
Rico em magnésio, que atua na produção de energia, potássio e vitaminas A, C e do complexo B, que ajuda a manter o sistema nervoso tranquilo, o espinafre e outras folhas verde-escuras tem efeito antidepressivo.

Fonte: MSN-Nutrição
 
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