Gosta de Chá? Adicione leite para evitar manchas nos dentes


O uso do leite é mais eficaz do que creme dental de branqueamento, segundo pesquisadora

Quando for saborear um chá, que tal adicionar um pouco de leite? Segundo uma pesquisa da Faculdade de Odontologia da Universidade de Alberta, no Canadá, a medida pode prevenir manchas nos dentes. Os dados são do site da universidade e também foram publicados no International Journal of Dental Higiene.
  
“O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo e a forma como ele é processado afeta a forma como os dentes se mancham. Quanto mais o chá é processado ou oxidado, maior a sua propriedade de coloração”, disse a professora Ava Chow. “Mas nós descobrimos que a adição de leite ao chá reduz a capacidade de manchar os dentes".

Para chegar a essa conclusão, ela e seus alunos usaram dentes humanos extraídos como amostras. Primeiro, analisaram a sua coloração. Depois, metade foi colocada em uma solução controlada de chá e a outra em uma de chá com leite durante 24 horas a 37° C. A cor foi avaliada novamente.

Constatou-se que a caseína (principal proteína no leite) se liga aos taninos (compostos solúveis em água que são responsáveis por grande parte das propriedades de coloração do chá), impedindo que os dentes se manchem, explicou Ava. “A magnitude da mudança de cor observada nas nossas experiências é comparável à mudança de cor vista por produtos de branqueamento, e mais eficaz do que a pasta de dentes de branqueamento”.

Fonte: Terra-Saúde

Comentários