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Para entender melhor
As opiniões são divididas no que diz respeito aos efeitos do pão. Alguns estão de acordo que o pão tem efeitos nefastos sobre nossa silhueta e outros são contra esta teoria de que o pão engorda. Mas no fundo quem tem razão e quem não tem? Difícil se pronunciar sobre esta luta incessante contra os quilos supérfluos.

É preciso saber que o pão faz parte da família dos alimentos que contém fécula. Como tantos outros desta família, existem elementos perturbadores e outros que são menos.

O índice Glicêmico 

O pão tem duas personalidades:
Como todo alimento, inútil consumi-lo em excesso. De acordo com o tipo de farinha, as coisas são bastante diferentes.

O pão de farinha branca tem um IG - índice glicêmico - médio alto em comparação com a farinha integral ou de cereais que possuem um IG médio baixo.

Mais o IG é alto, mais a saciedade será rápida. O IG do pão abaixa quando ele é consumido com outros alimentos como legumes, carne, produtos de laticínio, etc.

Nota: Todos os produtos de panificação (torradas, pães doces, roscas... ) têm todos um IG alto assim como matérias gordurosas e doces (para conservação). Prefira pães frescos, que têm menos calorias.


As Fibras
O pão continua um dos melhores aliados se você deseja atingir o pico de saciedade (cerca de 3 a 4 horas). Ele contém fibras (entre 3 a 10) de acordo com o tipo de pão. Mais você se aproxima das farinhas integrais, cereais, grãos, mais o teor de fibras é maior. Isto acalma sua fome até a próxima refeição, evitando as lambiscarias.


O Sal
Ele é mal visto por causa de seu teor de sal. Já há alguns anos, o teor de sal no pão tem diminuído. Boa notícia, o sal tem a má reputação por causa de seus efeitos sobre a retenção de água e sobre a pressão arterial.


O pão não é inimigo de suas formas se ele é consumido de maneira equilibrada e se você varia os tipos de pão. Não hesite em alternar os sabores com o tradicional pão integral, os de muitos grãos (12 no mínimo), pão de centeio, etc.


Os Complementos
Para fazer uma certa variedade, ele engorda de acordo com os complementos utilizados como molhos, queijos, patês, etc.


Então, não sejamos más línguas e sejamos honestos. Sozinho, ele é bem menos calórico que uma sobremesa, por exemplo. Seria uma pena deixar de comê-los para sempre... Então, e se nós comêssemos estas delícias com parcimônia e racionalidade? Afinal somos pessoas equilibradas, sensatas e... inteligentes!

Fonte: MSN Nutrição
 
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