Pão: alimente-se sem medo de engordar e garanta benefícios


Não tem coisa melhor do que acordar pela manhã e comer um pão quentinho com um bom e forte café, não é mesmo? Apesar de saborosa, essa refeição não está presente no dia a dia dos que desejam uma relação estável com a balança, e assim o pão se torna o vilão causador de gorduras indesejáveis. 

Entretanto, além de apetitoso, o pão se bem escolhido e consumido no horário certo não precisa ser retirado da alimentação, pois é até capaz de auxiliar a dieta e a perda de peso.

Sendo assim, o Remédio-Caseiro trouxe neste artigo os tipos de pães, suas especificidades e benefícios, além de algumas dicas para que você consiga emagrecer sem que seja preciso cortar esse carboidrato.

O pão nosso de cada dia
Existem  variadas opções de pães, dos que possuem muitos carboidratos aos mais ricos em fibras. De todos eles, pode-se destacar o pão francês, o integral, o com grãos e o de soja. Para saber o ideal e assim atingir os objetivos da dieta é preciso entender a composição de cada um deles.

Pão: se alimente sem medo de engordar e garanta benefícios
Pão francês: Esse é considerado o mais vilão de todos os pães, pois possui 135 calorias por unidade. 

É formado por farinha refinada e, por isso, é pobre em fibras e nutrientes, ao passo que é uma bomba de carboidratos. Sendo assim, esse alimento é digerido mais rapidamente, não tendo a capacidade de produzir a sensação de saciedade. Caso seja impossível se afastar desse pão nas refeições, opte por deixá-lo para o final de semana e, mesmo assim, não consuma o miolo;

Pão integral:  Em quase todas as marcas produtoras desse tipo, o pão integral é feito com mais farinha integral do que a branca. Isso deveria ser óbvio, mas não é o que acontece sempre e, por essa razão, se faz necessário a leitura dos rótulos antes da compra. Por possuir 80 calorias por fatia e pela presença de fibras na sua composição, esse tipo de pão auxilia a dieta e ajuda a contribuir para o aumento da saciedade e a manutenção correta do intestino;

Pão com grãos: Ainda menos calórico que o integral, o com grãos possui apenas 60 calorias por fatia, sendo um ótima dica para os que estão lutando contra a balança. Além disso, os grãos trazem a opção de mais fibras e nutrientes para o pão. Também contribui para o bom funcionamento do intestino e para provocar saciedade em quem o consome;

Pão de soja:  Apesar de ser menos conhecido, é bastante benéfico para a saúde humana, não só pelo fato de ser menos calórico – possui apenas 60 calorias por fatia -, mas também por possuir em sua composição um elemento chamado de fitoestrógeno, capaz de agir como o  estrógeno, o hormônio feminino.

Consumo ideal
A porção ideal, sugerida por muitos nutricionistas, é 70 calorias no café da manhã. Os pães podem ser consumidos junto a ovos caipiras mexidos ou geleia de frutas sem adição de açúcares. Outra indicação é consumir apenas na no período matinal, tendo em vista que, geralmente, em outros horários o gasto de energia pelo corpo é menor. Viva bem e com mais saúde! A dica é manter todos os alimentos na sua dieta, mas de maneira equilibrada, para não perder nutrientes e nem ganhar peso.

Fonte: R7-Saúde/RemédioCaseiro

Comentários