Planta é capaz de acabar com a prisão de ventre; confira


A frângula, de nome científico frângula alnus mill., pertence à família das rhamnaceae e pode ser conhecida também pelos nomes de amieiro negro, canjica, lagarinho, sanguinho de água, frangola e fusaro. Pode ser encontrada para o preparo de chás em lojas de produtos naturais e farmácias. Nativa da Europa e da América do Norte, a planta possui benefícios e propriedades medicinais, que podem ser aproveitados na forma do chá, feito com a casca seca, e entre os quais, está o de auxiliar no tratamento da prisão de ventre.

Propriedades e benefícios
Entre suas propriedades, encontramos sua ação como digestivo, estomáquico, laxante, purgativo, antifúngica, depurativa, diurética e tônico estomacal. É indicada para o tratamento de constipação crônica, problemas do fígado, prisão de ventre, parasitas intestinais, infecções na vesícula, para aumentar o peristaltismo estomacal e tratar problemas do baço.

É auxiliar ainda na complementação de dietas ⇲, auxiliando no processo de emagrecimento. Pode ser usada ainda para tratar cálculos biliares, icterícia, hemorroida, artrite, câncer, herpes e edema pulmonar, além da tosse produtiva.

Como preparar o chá?
Para preparar ⇲ o chá, você vai precisar das cascas secas da planta na proporção de cinco gramas para 400 ml de água. Coloque o líquido e as cascas em um recipiente e leve ao fogo. Em seguida, aguarde alcançar fervura. Deixe ferver por cinco minutos e então desligue e tampe, deixando a mistura descansar por duas horas. Beba gelada ou sem gelo antes de cada uma das refeições.

Contraindicações
A planta é contraindicada em caso de inflamações intestinais agudas, como é o caso da doença de Crohn, além de casos de prisão de ventre já há muito tempo ⇲, colite, úlceras, gestação e amamentação. Sempre busque orientação médica antes de usar qualquer medicamento natural ou industrializado, pois podem ocorrer interações medicamentosas.

Atenção:  não se deve fazer uso prolongado, assim como qualquer outro laxante, pois podem ser irritantes para o sistema gastrointestinal, além de promover a perda de eletrólitos. É considerada prisão de ventre a ida ao banheiro com um intervalo de, em média, quatro dias.

As folhas e os frutos da planta são tóxicos. Usar mais de 1 grama das cascas por dose, ou mais de 10 gramas ao dia é tóxica.

Efeitos colaterais
O consumo de frângula em excesso pode causar vômitos, enjoo, mal estar, entre outros.

Fonte: R7-RemédioCaseiro

Comentários