Causas e tratamento de descamação dos pés


Descamação da pele é a lesão e perda da camada superior da pele (epiderme). Descamação da pele pode ocorrer devido a danos diretos à pele, como queimaduras solares ou infecções. No entanto, a descamação da pele pode também ser um sinal de uma doença do sistema imunitário, ou outra doença. Erupção cutânea, comichão, secura e outros problemas de pele irritante podem acompanhar a descamação da pele. Como há uma série de condições que podem causar descamação da pele, é importante obter um diagnóstico rápido e compreender melhor esta condição de saúde.

Possíveis causas para dedos do pé descascando a pele

Sua pele é exposta constantemente aos elementos ambientais, como sol, vento, calor, secura ou umidade excessiva, que podem irritá-la e danificá-la. Irritação repetida pode levar à descamação da pele. Menos freqüentemente, a descamação da pele, muitas vezes acompanhada de coceira, podem ser resultados de uma doença ou condição médica, que pode começar em algum lugar que não seja a sua pele. Às vezes, a reação a um medicamento pode causar descamação da pele. Condições que podem causar descamação da pele incluem:

Reações alérgicas. Você pode desenvolver uma erupção na pele e, eventualmente, descascar com contato repetido com algo ao qual você é alérgico, tais como certos tecidos, látex, detergentes ou cosméticos. Menos comumente, um alimento para o qual você é alérgico pode levar a descamação da pele;

Infecções. Alguns tipos de estafilococos e outras infecções além de infecções fúngicas, incluindo micose e pé atleta, podem levar a pele a descascar.

Doenças do sistema imunitário.
Certas condições, como um grupo de doenças de pele raras e síndrome do choque tóxico podem causar descamação da pele.

Certos tipos de câncer. Alguns tipos de câncer, como o linfoma não-Hodgkin em adultos, podem causar uma erupção cutânea que pode eventualmente levar a descamação da pele. Alguns tratamentos de câncer também pode afetar a pele em caminhos que levam à descamação.

Doenças específicas e condições que podem causar descamação da pele dos dedos do pé incluem:

- Pé de atleta;
- Dermatite atópica (eczema);
- Dermatite de contato;
- Linfoma cutâneo de células T;
- Pele seca;
- Doença de Kawasaki;
- Pênfigo;
- Psoríase;
- Micose;
- Escarlatina;
- Dermatite seborreica;
- Efeito colateral de medicamentos;
- Infecções por estafilococos;
- Síndrome de Stevens-Johnson;
- Queimaduras de sol;
- Síndrome do choque tóxico.

Causas e tratamentos da descamação da pele entre os dedos em profundidade

Se você tiver a pele leve descamação nos dedos do pé, a verdade é que você não precisa estar muito preocupado. Isso pode realmente ser um processo completamente normal em que o seu corpo elimina as células mortas da pele e, em seguida, as substitui por novas. Tenha em mente que, mesmo nos casos em que a pele descasca muito, por si só, isso não é uma doença. Em vez disso, é mais provável uma indicação de um problema médico diferente. Na maioria dos casos, a descamação da pele entre os dedos vem junto com outros sintomas, como coceira e irritação.

Fator ambiental

Uma das causas mais comuns de descamação da pele nos dedos do pé está na exposição a um calor abrasador no verão que priva a pele da umidade. Casas sem umidade no interior pode realmente fazer a descamação pior. Quando o tempo seco provoca descamação da pele dos dedos, você também pode ter descamação, coceira e secura da pele em outras áreas da pele também.

Tratamento: A melhor maneira de evitar as causas ambientais da descamação da pele entre os dedos é garantir que você fique bem hidratado durante todo o ano. Você também não deve esquecer de usar protetor solar para proteger os pés e as mãos da exposição ao sol e não se esquecer de usar a loção durante os meses mais frios e secos do inverno.

Efeito de desidratação

Uma das principais causas da descamação da dos dedos do pé é a pele seca e perda de umidade. Tenha em mente que, enquanto lavar frequentemente os pés e as mãos com água e sabão é um bom hábito, se você fizer isso muitas vezes pode esgotar a oleosidade da pele, bem como a umidade, que por sua vez, pode causar descamação da pele e secura. Você também vai notar os mesmos efeitos se você tomar um banho quente por um longo tempo.

Tratamento: Em vez de simplesmente lavar os pés com água e sabão, considere optar por um dos sanitizantes sem água ou sabonetes hidratantes disponíveis no mercado. Tenha em mente que banhos longos e quentes, bem como a natação podem aumentar a secura dos pés e por isso, é ideal usar uma loção diária para hidratação, se você se envolver em qualquer uma dessas atividades.

Respostas alérgicas

As alergias podem ser outra causa de descamação da pele e coceira, especialmente para aqueles que nadam regularmente em piscinas públicas. Isso porque enquanto você anda descalço nestas áreas, a pele em suas solas do pé, bem como nos dedos dos pés, pode ser exposta a substâncias alérgicas. Agentes de limpeza doméstica e detergentes também pode ser uma causa da descamação da pele entre os dedos, bem como causadores de coceira e secura.

Tratamento: se você está preocupado que seu descamação da pele entre os dedos dos pés ou dedos é devida a alergias, tente se livrar de eventuais culpados. Você também deve visitar o seu médico ou farmacêutico para discutir anti-histamínicos, que podem ajudar a eliminar os seus sintomas.

 Pé de Atleta

Esta condição envolve o Trichophyton, um fungo, que ataca a pele nos dedos dos pés, onde ele se multiplica e causa desconforto. A área infectada ficará vermelha, rachará e começara a descascar. Uma das causas de pé de atleta é constantemente usar calçados, pois isso cria o ambiente ideal quente e úmido para o fungo.

Tratamento: visite o seu médico para perguntar sobre cremes anti-fúngicos. Você também deve fazer um esforço para manter o espaço entre os dedos do pé sempre secos e limpos. Um tratamento totalmente natural pode ser a aplicação de óleos hidratantes naturais diariamente (como da árvore do chá). O uso de amido de milho ou em pó também pode ajudar a eliminar a umidade que provoca o crescimento de fungos. Certifique-se de esfregar os pés (inclusive entre os dedos), usando sabonete anti-bacteriano todos os dias, seguido da utilização de óleo natural ou um creme antibacteriano. Não deixe de visitar o médico se sentir vermelhidão, dor ou ter rachaduras, já que os antibióticos podem ser necessários.

Fonte: Saúde Melhor

Comentários