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Para controlar a vontade de comer de madrugada deve-se procurar fazer uma alimentação regular durante o dia para evitar a fome à noite, ter horários fixos para acordar e deitar para o corpo ter um ritmo adequado, e utilizar técnicas para evitar a insônia, como tomar chás que ajudam a dormir.

A pessoa que costuma ter os horários das refeições alterados, se alimentando principalmente à noite e de madrugada, pode ter a Síndrome da Alimentação Noturna. Essa síndrome também é chamada de Síndrome do Comer Noturno e está ligada a maiores chances de se ter problemas como obesidade e diabetes.

Dicas para controlar a vontade de comer de madrugada

Algumas dicas para controlar a vontade de comer de madrugada são:

- Fazer um pequeno lanche antes o dormir, como iogurte desnatada e 3-4 bolachas sem recheio;
- Tomar chás que acalmem e facilitem o sono, como chá de camomila ou cidreira;
- Levar lanches leves como frutas e bolachas simples para a cama, para comer caso acorde com vontade;
- Fazer atividade física no início da noite, para deixar o corpo cansado e facilitar o sono;
- Tomar suco de maracujá durante o jantar.

Como saber se é a Síndrome da Alimentação Noturna

As pessoas com Síndrome da Alimentação Noturna apresentam sintomas como:

- Dificuldade de comer pela manhã;
- Comer mais de metade das calorias do dia após as 19 horas, com uma maior ingestão entre as 22h da noite e as 6h da manhã;
- Acordar pelo menos 1 vez por noite para comer;
- Dificuldade para dormir e para manter o sono;
- Elevado nível de estresse;
- Depressão.

As pessoas com essa síndrome também costumam comer mais calorias que as pessoas saudáveis, e por isso o risco de obesidade é maior.

O diagnóstico da Síndrome da Alimentação Noturna é difícil de se fazer porque deve-se observar o comportamento do indivíduo e não há um teste específico para o diagnóstico. Esses indivíduos ao serem avaliados normalmente referem que não conseguem voltar a dormir sem comer e têm consciência do que comem.

Ainda não há um tratamento específico para a Síndrome da Alimentação Noturna, mas em geral o indivíduo deve fazer psicoterapia comportamental para melhorar o hábito de acordar à noite para comer, e alguns medicamentos podem usados para melhorar a insônia e o humor, diminuindo os sintomas de depressão.

Fonte: Tua Saúde
 
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