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"Quero parar de fumar ou reduzir"
Considere diminuir

Para qualquer pessoa, a idéia de "nunca mais" poder fazer algo é difícil de aceitar. Antes que você seja definitivamente proibido de fumar por motivos de saúde, considere reduzir. Ou reduza antes como estratégia para parar.

Você já deve ter ouvido centenas de vezes que não adianta reduzir a quantidade de cigarros para ter uma melhor qualidade de vida.

O princípio de Paracelsus - a dose faz o veneno - parece valer para tudo (bebida, comida, exercícios) menos para o consumo de tabaco. No entanto, você que fuma percebe claramente a diferença que faz quando você diminui a sua dose: seja nas férias, seja quando está numa fase menos estressante de sua vida. O contrário também é verdadeiro.

Para os que convivem com o fumante a coisa funciona do mesmo jeito: quanto menos ele fumar, melhor.

A afirmação de que 60 cigarros diários fazem tanto mal quanto 10 talvez tenha surgido com o conceito do fumo passivo, cujo mote é "não existem níveis seguros para a exposição à fumaça ambiental de tabaco" (que anula qualquer tentativa de melhorar a qualidade do ar através de ventilação adequada e purificadores de ar).

 Alguns estudos mostram que diminuir a quantidade de cigarros reduz o risco de câncer de pulmão. ("The effect of Smoking Reduction on Lung Cancer Risk" - 2005 - Journal of Amercian Medical Association). O estudo conclui que entre fumantes de 15 cigarros diários, diminuir 50% reduz significativamente os riscos de câncer de pulmão.

A redução também ajuda a parar de fumar e garante menores índices de recaídas. (Reduced Smoking and Cessation of Older Smokers -Yale University School of Medicine - 2003, com dados do HRS).

No começo, é necessário ter muita disciplina para passar, por exemplo, de 1 maço para 5 cigarros por dia. Mas isso se torna mais fácil após semanas ou meses. A química do organismo se aclimata e vai se ajustar a uma quantidade menor de nicotina (assim como nos habituamos a cigarros de baixos teores). Fumamos porque gostamos. Mas não gostamos de todos os cigarros que fumamos durante o dia. Quantas vezes você se pegou acendendo um cigarro e quando foi bater a cinzas no cinzeiro encontrou outro aceso? (veja que a 1a regra de Mark Twain não é de todo absurda...)

Siga estas dicas para reduzir:

- Não fume nos seus locais preferidos - mude a sua rotina
- Dificulte o acesso aos cigarros - mantenha seu maço longe
- Evite fumar no carro ou dentro de casa
- Mude constantemente de marca de cigarro.
- Nunca fume "a seco". Sempre beba algo não alcoólico junto - prepare-se para fumar. Sua boca, garganta e vias respiratórias também se beneficiarão - estarão hidratadas e mais protegidas.
- Fume conscientemente. Se o cigarro mata, pelo menos que seja um suicídio consciente.
- Coma frutas cítricas quando sentir vontade de fumar (ou suco de laranja ou limonada)
- Faça dos 5 cigarros uma experiência espiritual (lembra da sensação maravilhosa de fumar depois de sair de um avião? Faça todos seus cigarros terem este sabor).
- Para fumar, mude de ambiente, leve seu cigarro e bebida - dê uma pausa no que está fazendo.
- Não leve os cigarros sempre com você.
- Se tiver que ir ao supermercado, ao posto de gasolina ou à farmácia, não coloque o maço na bolsa ou no bolso.
- Se sair por um período maior, leve um ou dois cigarros, não o maço todo.
- Tente esquematizar os cigarros do dia, tipo, um após o café da manhã, um após o almoço, um às 3 da tarde, um na janta e um mais tarde. Você vai ter consciência do quanto depende do seu cigarrinho... no começo, tudo o que você fizer vai girar em torno do horário de fumar.
- Quando você conseguir reduzir e manter, verá que consegue até parar.

Fonte: Eu fumo
 
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