Frituras podem ser mais saudáveis com utilização de farinhas lipófobas


Farinhas especiais reduzem em até 70% a absorção de óleo nos empanados

As farinhas lipófobas, um tipo de farinha que absorve menos gordura proporciona agregar mais valor nutricional aos pratos que geralmente são considerados menos saudáveis, como as frituras. A farinha de empanamento lipófoba reduz até 70% da absorção de óleo, e isso é possível pela maneira que os grãos são tratados e moídos. 

Uma fritura que absorve menos gordura não é apenas um alimento mais saudável, mas também, um alimento mais econômico e sustentável, diminuindo também os gastos que os estabelecimentos tem com o uso do óleo, impactando em menor utilização e descarte.

A Zini Alimentos, empresa italiana com 59 anos de tradição e presente no Brasil desde 1995, é a maior produtora de farinha de empanamento lipófoba no País. A farinha Fioccopan tem revolucionado o preparo de frituras, levando a consumidores e comerciantes uma fritura mais saudável e crocante.

“Fioccopan possui os mesmos ingredientes de uma farinha de rosca tradicional. O que muda é o processo de produção, onde ela se compacta e fecha, como uma esfera. Isso faz com que ela absorva até 70% menos óleo, tornando a fritura menos calórica e sequinha.”, explica a Engenheira de Alimentos da Zini, Daniela Vezzani.

Recentemente, o Instituto Maeda fez um teste comparativo entre frituras empanadas da maneira convencional, com ovo e farinha, e as feitas com a Fioccopan. Os testes foram conclusivos ao apontar a menor absorção de óleo nas farinhas lipófobas.

Essa tecnologia alimentar é amplamente utilizada na Itália e demais países europeus e já vem conquistando as melhores redes alimentares do Brasil. As farinhas de empanamento Fioccopan também estão disponíveis para venda direta ao consumidor final diretamente nas lojas da Zini Alimentos.

“A Zini Alimentos possui uma grande preocupação com qualidade e com o viés de sustentabilidade. Desde 1995 todos os nossos processos de fabricação possuem foco na preservação do meio ambiente e de recursos. Utilizamos água de reuso em nossas instalações, nossas caldeiras funcionam à base de queima da biomassa e todos os nossos produtos levam esse DNA. A Fioccopan é um desses produtos que, além de ser fabricado de forma sustentável, é capaz de levar o conceito à casa do consumidor e de estabelecimentos comerciais através da diminuição do uso de óleo, o que impacta em menor descarte, como também oferecendo uma alimentação muito mais saudável”, finaliza Enrico Vezzani, presidente da Zini Alimentos.

Fonte: Dino Visibilidade Online

Comentários