As melhores infusões para diminuir a ansiedade e o nervosismo


Se você estiver seguindo algum tratamento médico para a ansiedade seria interessante, antes de consumir os medicamentos, consultar um especialista, pois estes podem causar certas reações adversas.

loading...
A vida, em certos momentos, nos arrasta com suas dificuldades, com seus desafios e pressões. Isso faz com que o nervosismo e a ansiedade apareçam, essas são reações de nosso organismo ante estímulos que o cérebro qualifica como ameaçadoras.
Mesmo que seja verdade que, tanto o estresse como a ansiedade, de forma controlada e a nível mediano nos ajuda a enfrentar com mais força as dificuldades cotidianas, em excesso se tornam um problema para nosso corpo e para o nosso equilíbrio psicológico.
Se você perceber que está perdendo o controle e que certos aspectos como taquicardia, enjoos ou má digestão aparecem, não hesite em procurar um médico.A ajuda de profissionais é sempre imprescindível nestes casos.
Enquanto isso, em casa, você pode seguir estes simples remédios naturais para encontrar alívio e melhora para estados moderados de nervosismo e ansiedade.
Vamos lá?

O espinho branco para diminuir a ansiedade e o nervosismo

O espinho branco é benéfico por ser um potente regulador da pressão, pois relaxa, melhora a circulação sanguínea e melhora o ritmo de nosso coração para que o sangue chegue a todo o organismo.
É ideal para casos de ansiedade leves ou para aqueles dias em que estamos muito nervosos.

Administração

  • Os especialistas de plantas naturais dizem que o melhor é consumir a tintura. Você pode encontrar estes preparados naturais em lojas de produtos naturais e, no geral, são muito efetivos.
  • As tinturas de espinho branco são tomadas dissolvidas em suco natural ou em água (1 copo de água com 2 gotas da tintura).
  • Uma só ingestão diária.

Contraindicações do espinho branco

  • Se você já consome medicações para o tratamento de arritmias ou hipertensão não é necessário o uso do espinho branco.
  • Se você está grávida o uso da planta não é conveniente.
  • Não é recomendado abusar das tinturas: elas contêm álcool e podem causar problemas secundários.
Descubra também quais são os melhores remédios para tratar o estresse

Infusão de melissa para dormir melhor


A melissa também conhecida como erva-cidreira é uma das plantas mais conhecidas por sua ação relaxante, ideal para aliviar estados moderados de estresse, insônia ou ansiedade.
Além disso, a melissa também tem efeitos antiespasmódicos, ou seja, ajuda a aliviar a tensão muscular e reduzir o nervosismo que se concentra no estômago.

Administração

  • Você pode tomar dois copos de infusão de melissa por dia. Uma dica é tomar um deles, por exemplo, antes de dormir.
  • Para elaborar a infusão basta esquentar um copo de água (200 ml) e adicionar uma colher (5 g) de melissa. Não se esqueça de adoçar com mel.

Contraindicações da melissa

  • Caso você esteja grávida é melhor não consumir este tipo infusão natural sem consultar antes o médico.
  • Nunca ingira melissa ou outra planta relaxante se você precisar realizar tarefas que necessitem sua máxima atençãotais como dirigir ou guiar máquinas.

Manjericão para os nervos do estômago

Algo que acontece com muitos de nós é que o nervosismo e a ansiedade se concentram quase sempre em nosso “segundo cérebro”, ou seja, o estômago.
Se lhe dissermos que preparar uma infusão diária de manjericão combaterá o problema, com certeza ficará surpreendido, pois costumamos idealizar o manjericão como uma erva aromática para muitos de nosso pratos.
Agora veja bem, o manjericão e seu óleo essencial são muito relaxantesaliviam a dor de estômago e melhoram as digestões. Não tenha dúvidas e prepare uma xícara de sua infusão depois das refeições.

Administração

Basta fazer uma infusão com um copo de água com uma colher de manjericão. Deixe no fogo por 10 minutos e repousar por outros 10. Adoce com mel.

Contraindicações do manjericão

  • Se você sofrer com gastrite ou doença de Crohn é melhor não consumir o manjericão, pois seus óleos essenciais podem causar efeitos negativos.
  • Não consuma mais do que um copo por dia nem prolongue o tratamento com manjericão por mais de 10 dias. É melhor ingeri-lo nos momentos pontuais onde o nervosismo se acumula de modo muito intenso no estômago (e este incômodo não seja devido a uma gastrite).

Infusão de tília para todos os dias


A infusão de tília é excepcional para estes momentos tão comuns de nervosismo e ansiedade moderada ou pontual. Reduz o estresse, o mal-estar estomacal, favorece o descanso, alivia a dor de cabeça, tem um sabor muito agradável e, além disso, cuida de nossa saúde respiratória.

Administração

  • A infusão de tília é a que menos efeitos secundários gera, por isso podemos ingerir até 3 xícaras por dia, quando necessárioE mais, a infusão pode se converter em uma bebida natural para ser incluída no dia a dia.
  • Basta pôr para ferver um copo de água e adicionar uma colher de tília.Adoce sempre com mel para potencializar a ação sedativa e terapêutica e verá o bem-estar e a calma que terá.

Contraindicações da tília

Assim como dissemos anteriormente, a tília é uma planta natural que apresenta poucos efeitos secundários. No entanto, como sempre ocorre nestes casos, se você estiver grávida ou estiver tomando alguma medicação para problemas cardiovasculares, consulte o médico antes de consumir a infusão.

Comentários