POLÊMICA: CAFÉ E DIABETES TIPO 2


Na medicina muitas verdades do passado se transformam em completos absurdos em pouco tempo. Novos estudos, experimentos e tecnologias vão surgindo e derrubando alguns mitos e confirmando outros. Um desses assuntos bastante polêmico é o bendito do café.
loading...
Todo mundo já sabe que o café tomado com uma torradinha no meio da tarde faz muito bem para o ânimo de qualquer um. Mas e para a saúde? Também faz bem? Ele já foi considerado um vilão durante alguns anos e endeusado em outros tempos e muitos ainda não sabem a verdadeira identidade do personagem: "Mocinho ou vilão?"
Tentando responder a essa pergunta acabou de ser concluído mais um estudo nesse mês de setembro por uma universidade holandesa bastante renomada (Julius Centre for Health Sciences and Primary Care, University Medical Centre Utrecht). Foram acompanhadas e analisadas sob o ponto de vista alimentar mais de 40 mil pessoas durante 10 anos. O estudo não foi apenas para avaliar a questão do café, mas sim a relação da nutrição com diversas outras doenças como o câncer e o diabetes.

Todas essas 40 mil pessoas respondiam de tempos em tempos um questionário relatando todos os alimentos que estavam ingerindo e foi descoberto que pessoas que bebiam 3 ou mais xícaras de café ou chá por dia tinham cerca de 40% menos chance de desenvolver diabetes tipo 2 ao longo da vida.
Tanto o chá quanto o café nesse estudo possuem o mesmo valor protetor, no entanto foi constatado uma associação entre beber chá e um estilo de vida mais saudável, ou seja, pessoas que bebiam chá nesse experimento tinham em média uma alimentação mais balanceada e praticavam mais atividades físicas. Isso dificultou dizer se a incidência de diabetes tipo 2 é menor por causa do chá ou do estilo de vida mais saudável, o que não aconteceu com o café.
O estudo também mostrou que não é a cafeína nem o magnésio ou potássio presentes no café que reduzem a chance de ter diabetes tipo 2. O composto exato que protege as pessoas ainda não foi descoberto, mas já podemos dizer que dessa vez, pelo menos por enquanto, o café é o mocinho da história nos protegendo contra o vilão diabetes.

Comentários