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O trabalho constante ao computador, o estresse do trabalho, a má postura e o desgaste do dia-a-dia pela administração da casa me deixaram com um problema muito sério no braço direito, tanto que passei um bom tempo sem chegar perto do computador este ano.
Eram dores nos músculos e nas juntas; formigamento no braço; falta de força nos braços. Uma coisa horrível, que me impediu de fazer o que mais gosto (e que são ossos do meu ofício): escrever e trabalhar ao computador.
Depois de quase 40 sessões de fisioterapia, aliada a antiinflamatórios naturais e chás diuréticos, para eliminar o excesso de ácido úrico (pitanga, alecrim, semente de melancia, carambola), eu ainda não estava boa. Era uma melhora de, digamos, 60%.
Por indicação de uma amiga, procurei um especialista em massagem chinesa. Ele conversou muito comigo, apertou alguns pontos do braço e do pescoço, massageou a nuca, os braços, as mãos, os dedos e as unhas. O resultado foi um alívio imediato. De quebra, ele me ensinou algumas massagens para que eu mesma fizesse.
Saí de lá encantada com o resultado de uma simples, mas eficiente massagem.
No dia seguinte a dor voltou, mas com menos intensidade. Passei então a massagear os braços e as mãos toda noite antes de dormir e os resultados foram ótimos.
Agora eu dividirei o que aprendi, mas lembrando que o melhor é procurar um bom profissional para ter uma massagem completa, que faz bem ao corpo e à alma.
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1. Comece levantando os braços acima da cabeça e entrelaçando as mãos com as palmas viradas para o lado de fora. Alongue bem, mas sem enrijecer. Faça isso cinco vezes.
2. Segure os ombros e gire os braços (dez vezes).
8. Massageie os ombros, sobretudo a parte rígida (cinco vezes cada ombro).
4. Com as mãos untadas com um pouco de óleo vegetal, friccione os braços por inteiro alternadamente (cinco vezes).
5. Massageie devagar cada braço, dando leves puxões (cinco vezes).
6. Massageie um pulso no outro suavemente (cinco vezes).
7. Massageie a palma das mãos, uma de cada vez, nos dois lados. Na parte de fora, massageie os tendões e aperte suavemente com o polegar as juntas de cada dedo. Na parte de dentro, massageie o centro da mão, fazendo leve pressão.
8. Alongue cada dedo e depois massageie todos, sobretudo nas pontas.
9. Gire os punhos suavemente, mantendo as mãos relaxadas.
10. Respire fundo levemente, enchendo a barriga de ar e soltando devagar. Faça isso dez vezes.
Esse exercício deve ser feito diariamente, de preferência no mesmo horário, para que você não esqueça.
 
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