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O sódio (elemento químico Na) é um eletrólito e um importante componente principal do sal de cozinha. Ele ajuda a regular a quantidade de água que está dentro e em torno das células e a manter a estabilidade da pressão sanguínea. Ele não é produzido pelo organismo, sendo obtido por meio da alimentação.
A ingestão de muito sódio tem sido associada à pressão arterial elevada e os órgãos mundiais da saúde recomendam limitar nossa ingestão para até 2g de sódio por dia. Existem pessoas que nem passam de 1g por dia. Lembrando que o sal de cozinha é o cloreto de sódio (NaCl). Cada grama dele contêm 0,4 g de sódio.
No entanto, apesar de muito sódio provocar problemas, comer muito pouco pode ser muito ruim.
Vou listar abaixo os 5 perigos da restrição de sódio em nosso organismo.
1. Possível aumento da resistência à insulina.
2. Aumento do risco de morte por insuficiência cardíaca
3. Uma dieta baixa em sódio pode aumentar o colesterol LDL e triglicerídeos.
4. Maior risco de morte para diabéticos
5. Maior risco de hiponatremia (baixos níveis sanguíneos de sódio)
Se você tem alguma restrição médica que requer uma dieta de baixa ingestão de sódio, ou se o seu médico o aconselhou a limitar sua ingestão, é claro que você deve continuar a fazer.
Mas se você é uma pessoa saudável tentando ficar saudável, então não há boas evidências de que na sequência de uma dieta baixa em sódio irá melhorar a sua saúde.
A maior parte do excesso de sódio que as pessoas comem vem de alimentos processados, embalados - coisas que você não deve comer muito se está preocupado com sua saúde.
Adicionando um pouco de sal em seus alimentos saudáveis para melhorar o sabor é uma opção segura e saudável, e pode fazer com que a sua dieta seja muito mais agradável.



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