Competência e Inteligência Emocional


A competência integra as diversas dimensões humanas quando se trata de desenvolver uma atividade. A ação humana, que envolve atendimento de necessidades (desejos, emoções, uma tarefa do trabalho, comer, etc) e isto provoca a criação de conhecimentos e habilidades. O conjunto de crenças e valores subjacentes, em tudo que realizamos, vai determinar um modo de ser, um modus operandi do indivíduo no mundo. É exatamente este modo de ser, justificado pelas crenças, que vai determinar o grau de motivação para realizar uma dada atividade. A competência se expressa, portanto, pelo modo singular, como uma habilidade é operacionalizada e aí os processos de auto-estima e identificação do sujeito da ação determinando assim diferentes graus de competência. A Competência engloba os conhecimentos, as habilidades e o modo singular presentes na realização humana.

Leitura recomendada: Competências e Habilidades - Da Teoria á Prática - Maria Cristina de Mello e Amélia Scotto do Amaral Ribeiro (2ª edição - Ed. WAK-Rio de Janeiro-RJ).


O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?




Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles. Podemos por em prática a inteligência emocional em diversas situações: quando utilizamos as emoções de maneira produtiva; ao desenvolvermos a capacidade necessária para manter um bom relacionamento ou até quando solucionamos algum tipo de problema complicado. Saiba mais em www.conacompe.com - Evento gratuito - Palestra Online!

Leitura Recomendada: Inteligência Emocional - Daniel Goleman

Sinopse
Inteligência é emocão. QI não é destino. O fascinante e convincente livro "Inteligência Emocional", de Daniel Goleman revela que a nossa visão sobre este assunto ainda é muita estreita. Ao contrário do saber científico que dominou o mundo ocidental no últimos séculos, Daniel Goleman revoluciona conceitos mostrando que o QI de uma pessoa não é garantia de sucesso e felicidade. No Brasil, o livro de Goleman tornou-seu um verdadeiro fenônemo editorial com mais de 400 mil exemplares vendidos. Utilizando inovadoras pesquisas cerebrais e comportamentais, Goleman, PhD pela Universidade de Harvard, mostra porque pessoas de QI alto fracassam e outras, cujo quociente é mais modesto, apresentam uma trajetória de vida de sucesso. O livro de Goleman ainda derruba um outro tabu: o mito de que a inteligência seria determinada pela genética. Para o cientista, a inteligência está ligada à forma como negociamos as nossas emoções. A inteligência emocional seria esta capacidade de autoconsciência, controle de impulsos , persistência, empatia e habilidade social.
A tese de Goleman está baseada numa síntese original, feita a partir de pesquisas e recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro. Ele mostra como a inteligência emocional pode ser alimentada e fortalecida em todos nós, principalmente na infância, período no qual toda a estrutura neurológica encontra-se em formação. 

Comentários