Quais são os principais fatores que influenciam o aprendizado?


 

Paulo Ribeiro, autor do livro "Os 7 Pilares do Aprendizado: Usando a Ciência Para Aprender Mais e Melhor", explica quais são esses fatores e como utilizá-los a seu favor. 

Aprender com excelência exige que, antes de tudo, você saiba como funciona o seu aprendizado e quais as suas “deficiências” no processo. Só assim, se conhecendo bem, você será realmente capaz de aprender tudo o que deseja.
Porém, se ainda não sabe exatamente o que lhe atrapalha, eu ofereço algumas dicas que farão com que você melhore o seu processo de aprendizado. Resumidamente, são três os principais fatores que influenciam diretamente esse processo: o seu conhecimento de base (ou conhecimento anterior ao estudo), a forma de organizar as informações enquanto as aprende e a sua motivação.

O conhecimento prévio: é muito mais fácil trazer novas informações para um conhecimento bem organizado e já construído do que começar do zero. Um evidência disso foi uma pesquisa realizada em 2007 por Alice Healy e James Cole. Durante o estudo, alunos de universidade, ou seja, em geral jovens, mostraram uma taxa de memorização 100% maior quando pedidos para memorizar a mesma quantidade de fatos sobre pessoas conhecidas do que sobre pessoas desconhecidas. Isso significa que o conhecimento de base que eles já tinham (sobre os conhecidos) os ajudou a reter melhor do que quando expostos ao mesmo volume de informação, mas sem o conhecimento de base.
No entanto, mesmo que tenhamos esse conhecimento de base correto, nem sempre o ativamos como deveríamos ou quando precisamos. Muitas vezes vemos um problema e temos a solução em nossa mente, mas não conseguimos ativá-la. Para isso, a dica é: pequenos empurrões, lembretes simples ou perguntas elaboradas ajudam a ativar o conhecimento prévio das pessoas.

A organização do aprendizado: esse é outro fator importantíssimo. A forma como organizamos, caracterizamos e conectamos os fatos entre si influencia diretamente nossa taxa de aprendizado e memorização.
O fato é que organização não apenas ajuda, mas ter uma organização deficiente ou inadequada atrapalha o aprendizado. Então, como organizar bem o conhecimento? Uma das principais dicas é: focar primeiro no cenário geral e só então buscar absorver detalhes.
Ao investir um pouco de energia estudando o cenário, as pessoas terão uma visão muito mais rica e a necessidade de memorização direta vai cair porque haverá compreensão.

A motivação: não é necessário expressar o quão importante é, afinal é ela quem controla o grau de esforço (consciente e inconsciente) que é investido no processo. Algumas dicas que eu ofereço para melhorar a motivação é: ao invés de focar apenas no objetivo, valorize toda a sua jornada, e entenda que, no final das contas, todas as pessoas aprendem por conta própria. Mesmo com professores e escolas, o ambiente não pode forçar o conhecimento na cabeça de ninguém. Por isso, estar motivado é a chave para o bom aprendizado.

Serviço: Paulo Ribeiro
Fundador do Aprendizado Acelerado
81 98891453 (TIM) / 82199940 (Vivo) /(81) 3451.7180 (Fixo)
paulo@aprendizadoacelerado.com
http://aprendizadoacelerado.com

Comentários