Veja 5 dicas para se tornar indispensável no seu trabalho

Fazer-se essencial aos olhos do chefe traz segurança para a carreira.
Consultor dá dicas de como ser parte necessária e valorizada na empresa.

 

Mesmo que a taxa de desemprego esteja baixa ou em declínio, o medo de ser demitido nunca deixará de existir entre os trabalhadores. E a melhor maneira de alcançar a segurança na carreira é fazer-se essencial aos olhos do chefe. "Sendo indispensável no trabalho significa que os seus supervisores vão contar tanto com você que quando você não estiver, a produtividade do seu departamento vai cair", diz Andy Teach, autor do livro “From graduation to Corporation” (da graduação à corporação), em uma entrevista à revista “Forbes”.

“Nas mentes de seus supervisores e talvez de seus colegas de trabalho, você é essencial para o sucesso global do departamento ou até mesmo da empresa. A sensação deles é de que você é uma parte necessária e valorizada da máquina. Eles dependem de você", diz.

 

Veja dicas da consultora:

Seja a única pessoa que faz aquele trabalho “X”
Cada empresa tem seus próprios sistemas e procedimentos, alguns dos quais não existem fora da corporação. Se você pode se tornar o dono de um projeto ou processo, e aprendê-lo melhor do que ninguém, será mais fácil mantê-lo com você. E ele não será deixado de lado, nem você.

Mantenha-se atualizado
Em vez de gastar a energia tentando esconder o fato de que você não entende um pacote de software ou linguagem de programação, reserve um tempo para aprendê-los.

Seja fácil de conviver
Toda equipe tem um integrante que é o “centro calmo da tempestade” - e se não tiver, deveria ter. Então, seja a pessoa que a chefia pode contar para levar calma à equipe quando todo mundo está enlouquecendo.

Seja social
“O conceito de que você pode ser um colaborador individual e ser bem-sucedido é uma ideia do passado", diz Brian Kropp, diretor-gerente da empresa de consultoria executivo CEB, em entrevista à “Forbes”. "Ajustar-se dentro da rede de contatos do local de trabalho é uma parte da nova definição de um ótimo funcionário."

Conviva bem com pessoas de outras gerações
Todo mundo tem uma perspectiva única para trazer para o trabalho, e parte dessa perspectiva é de geração. Não revire os olhos quando colegas mais velhos ou mais jovens fazem coisas de forma diferente do que você faria. Ouça o ponto de vista deles e lembre-se de que a maioria das pessoas trabalha para empresas que possuem clientes de uma forma ou de outra, e seu colega de trabalho pode ter uma visão do segmento de sua base de clientes que talvez você não tenha.

Em qualquer caso, ser capaz de se dar bem com todas as pessoas vai colocá-lo em um bom lugar.



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