Especialistas dão dicas de cuidados com a tatuagem

Não basta apenas escolher o desenho ideal e o profissional certo. Tatuar o corpo demanda  também responsabilidade. A dra. Flávia Martelli, dermatologista e consultora da Netfarma, e o tatuador profissional Victor Rocha ensinam como cuidar das tattoos da maneira correta.
São Paulo, 05 de março de 2015 – A arte de cobrir o corpo com desenhos já era tradição há milhares de anos antes de Cristo. Ao longo da história, a prática chegou a ser marginalizada e até proibida pela Igreja, mas nem isso fez com que desaparecesse. Pelo contrário, tatuar-se virou uma das grandes tendências do século XXI. A técnica evoluiu e os materiais também. Hoje, há inclusive pigmentos biodegradáveis que facilitam a remoção. No entanto, independente do tamanho, do estilo ou do significado da sua tattoo, há algo que nunca vai mudar: a necessidade de cuidar muito bem dela.


A Dra. Flávia Martelli, dermatologista e consultora da Netfarma recomenda atenção em dobro, principalmente, no primeiro mês após o procedimento. “É preciso tratar com cuidado. Limpar corretamente e tomar todas as precauções para que a pele cicatrize sem problemas são as principais orientações. Se a pessoa não se preocupar com isso, pode desenvolver uma infecção e, em alguns casos, ver o resultado do investimento comprometido”, alerta a especialista.


Então, fique de olho nas recomendações:

1. Higiene é fundamental – Primeiro, procure fazer a tatuagem em um estúdio que segue as regras de assepsia e segurança. “As normas variam muito entre estados e países. Cabe à pessoa pesquisar um pouco na internet sobre o assunto e verificar o bom senso do estúdio em acatar as regras”, afirma o tatuador profissional, Victor Rocha. Higiene pessoal também é imprescindível. No dia seguinte ao procedimento, já deve lavar delicadamente a região da pele onde foi feita a tatuagem para evitar infecções. “Lave diariamente o local com sabonete antisséptico e neutro. Evite os tipos perfumados ou abrasivos, que podem irritar”, orienta a dermoconsultora.

2. Respeite os intervalos – Se for necessário mais de uma sessão para concluir a tatuagem, deve-se respeitar um intervalo para que a região tatuada se recupere e esteja pronta para receber uma nova interferência. “Estima-se que o tempo de cicatrização dura de 30 a 45 dias, mas isso muda muito, conforme a dimensão e técnica usada para cada tatuagem. Cabe ao tatuador estudar bem a pele e a capacidade de cada cliente de se recuperar, para administrar esses intervalos” explica o tatuador.

3. Não esqueça a pomada – Pomadas com efeito cicatrizante são ideais e devem ser aplicadas “de  2 a 3 vezes ao dia, pelo menos até as 'crostas' que se formam na pele caírem. Também é importante lembrar que o plástico filme, utilizado para proteger a região, deve ser trocado a cada higienização, para evitar o surgimento de bactérias”, ressalta a dra. Flávia Martelli.

4. Fuja do sol – O sol pode comprometer o processo de cicatrização e até interferir na fixação dos pigmentos na pele. Segundo a dermatologista, “o melhor é proteger a tatuagem com uma roupa que cubra a região ou com protetor solar. Também é altamente aconselhável evitar banhos de piscina e de mar no primeiro mês”.

5. Alimente-se bem – Alimentos gordurosos, condimentos e conservantes devem ser reduzidos na sua dieta pós-tatuagem. Tente tirar do cardápio: frutos do mar, carne de porco, pimenta e chocolates, por exemplo. “A cicatrização deve levar cerca de um mês e esse período requer uma alimentação equilibrada, além da ingestão de bastante água. A boa alimentação fortalece o sistema imunológico, o que reduz as chances de infecções”, completa a consultora da Netfarma.

6. Evite qualquer atrito – Durante a cicatrização, escolha roupas leves e tecidos que não causem atrito com a região tatuada. Coçar ou tirar “crostas” que venham a se formar na pele também são proibidos, hein? A dica da especialista, nesse caso, é: “se a área ficar irritada e vermelha, procure um médico especialista para que não desenvolva uma alergia ou uma inflamação mais grave”.


Depois da cicatrização

Uma vez que sua tatuagem está cicatrizada, é fácil mantê-la sempre bonita. O segredo é hidratar sempre e não esquecer do protetor solar quando sair ao ar livre. “Quanto mais hidratada, mais translúcida essa camada (da pele) será, fazendo com que a tinta fique mais visível. A alta pigmentação dessas camadas externas também dificulta a visualização da tinta, por isso, o sol é o grande inimigo, além de fazer muito mal. Se a pessoa tem uma tatuagem de longa data que acha muito apagada, se ela voltar a cuidar bem, em questão de semanas a tatuagem pode ganhar um pouco de vida novamente, mas isso varia de pessoa pra pessoa. A vida que se leva dita o quanto a sua tatuagem será bela”, conclui Victor Rocha.
 

Sobre a Netfarma – Um dos maiores e-commerces de saúde do Brasil, a farmácia 100% digital comercializa todos os medicamentos, dermocosméticos, suplementos alimentares, produtos de saúde, fitness, higiene, perfumaria e beleza, para atender às necessidades do consumidor de qualquer lugar do Brasil. Através do site https://workflow.comunique-se.com.br/LinkOpen.aspx?mid=3e4cf352-0b41-4ccb-9d9b-00862d94734e&lid=ll5Pm4re2QAnwfplKAjFcw==, do Aplicativo Netfarma Acha ou do call center (11) 4619-8800, é possível comprar remédios e produtos de saúde com segurança, rapidez, facilidade, melhores preços e condições especiais de pagamento. Fundada em 2012, a Netfarma faz entregas expressas para todos os estados brasileiros e prioriza o cuidado e discrição com a entrega. No #netbox, o pedido fica protegido e chega intacto ao consumidor, que ainda pode receber brindes. A Netfarma conta com o selo Diamante da e-bit, concedido às empresas que demonstram comprometimento com a satisfação do consumidor.

Informações à Imprensa:
Agência Comunicado
Tayce Bandeira/ Caroll Almeida/ Cecilia Loreto Mack
Tel.: + 55 (11) 3661-0361 / (11) 3297-9031
tayce@agcomunicado.com.br
caroll@agcomunicado.com.br
cloreto@agcomunicado.com.br

Comentários