Conheça cinco alimentos que causam prisão de ventre e saiba como combatê-la



Conheça, também, cinco alimentos que ajudam no funcionamento do intestino

Você tem seguido a dieta à risca, mas o resultado não está vindo à tona? Já parou para se dar conta de como está o funcionamento do seu intestino? Provavelmente, vai mal e isso pode levar todo o seu sacrifício por água abaixo. Seu corpo pode estar acumulando o que deveria ser eliminado.

“O intestino preso pode representar alguns quilos extras na balança, pois leva à retenção de líquidos, absorvidos pela formação e o armazenamento em excesso do bolo fecal. Além disso, o volume fecal parado no nosso organismo sofre fermentação, o que pode levar a uma distensão abdominal e, consequentemente, um inchaço natural. Para driblar o problema, investir em fibras é essencial", explica o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.

As causas mais comuns da prisão de ventre costumam ser a dieta pobre em fibras, a pequena ingestão de líquidos e o consumo excessivo de proteína animal e de alimentos industrializados. Demorar para ir ao banheiro quando sente necessidade também pode comprometer o funcionamento regular dos intestinos.

Se você evacua menos de três vezes por semana e, quando evacua, tem dificuldade para eliminar as fezes, está na hora de rever a sua alimentação, pois sua salvação pode estar nela - e sua perdição, também.

Na lista, abaixo, especialistas apontam o que você deve comer para evitar a prisão de ventre e o que você deve excluir da sua alimentação.

Alimentos que causam prisão de ventre

1) Cereais refinados
Biscoitos, massas e pães com farinha refinada e arroz branco entram nesta lista. "São pobres em fibras e vitaminas que contribuem para a contração intestinal. Também contribuem para maior formação de gazes, o que estufa a barriga e causa incômodo", explica a nutricionista Isabel Jeirissati.

Bolacha de água e sal, por exemplo, sempre recomendada em dietas de baixa caloria, é um perigo para a prisão de ventre. "É rica em carboidratos refinados, pois não é feita com farinha integral, e pode contar gordura trans, o que favorece a prisão de ventre", explica o endocrinologista Alfredo Cury do Spa Posse do Corpo.

2) Goiaba
Está aí uma fruta que você acreditava ser inofensiva para a sua dieta. E até é, por um lado, por ser pouco calórica. 100g possui, em média, apenas 54 calorias. Mas, em contrapartida, a goiaba é uma vilã para o funcionamento do intestino, segundo Isabel Jeirissati. "Por possuir alto teor de fibra solúvel, a fruta favorece o retardo do funcionamento intestinal", explica a nutricionista.

3) Banana
A banana retém líquidos, ressecando as fezes e fazendo com que tenham mais dificuldade para sair do corpo. Portanto, não é indicada para quem sofre de prisão de ventre, segundo o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo. "Quando está madura, ela favorece a formação do bolo fecal por apresentar fibras alimentares", acrescenta ele.

Isabel Jeirissati explica, também, que a banana contém fibras e carboidratos que tornam o transito intestinal mais lento.

4) Refrigerantes
"São ricos em açúcar e diversas substâncias químicas que prejudicam a atuação das bactérias benéficas do intestino e favorecem a proliferação de bactérias perigosas", explica o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.

5) Salgadinhos fritos
Se no dia que você resolve tirar folga da dieta, cai de boca nesses quitutes, saiba que o prejuízo pode ser maior do que você pensa. "Coxinha, bolinha de queijo e outros salgados fritos podem piorar o quadro de intestino preso. São alimentos pobres em fibras e ricos em carboidratos simples e gorduras saturadas e trans", diz o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.

Alimentos para evitar a prisão de ventre 

1) Abacate
O abacate não costuma ser muito consumido em dietas, por ser uma das frutas mais ricas em gordura. Apesar dessa gordura ser saudável, ela tem muitas calorias, cerca de 108 em 100g.

Mas se a prisão de ventre for um problema na sua dieta, repense o consumo desta fruta. Com moderação, é claro. "Conhecido por suas propriedades laxativas, o abacate é fonte de gorduras monoinsaturadas que podem auxiliar na lubrificação das fezes. Essa lubrificação impede o principal efeito da constipação e ajuda na hora de evacuar", explica o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.

2) Ameixa seca
Segundo Alfredo Cury, a ameixa preta possui alta quantidade de fibras e é uma potente estimuladora de motilidade intestinal. "Contém o ácido diidroxifenil isatina e o sorbitol, substâncias com efeito de absorver mais água do organismo, que aliado às fibras, acelera o trânsito intestinal", explica.

"Também é rica em vitamina A e K, que tonificam o intestino", acrescenta a nutricionista Isabel Jereissati.

3) Água
Água é mesmo um santo remédio. Tome o quanto e o máximo que puder. "80% do peso das fezes é constituída de água e a ingestão hídrica de cerca de dois litros por dia é fundamental para que as fibras possam agir e alterem o peso e a maciez das fezes e facilitem a formação do bolo fecal e dos movimentos intestinais", explica a nutricionista.

4) Gema de ovo
O ovo é sempre objeto de pesquisas. Mas uma coisa a nutricionista Isabel Jeirissati garante: combate a prisão de ventre. "Rica em gordura e com grande capacidade de absorver água, a gema auxilia a trânsito intestinal aumentando o bolo fecal", explica ela.

5) Abóbora

"A fruta, que tem alto teor de fibras, zinco, potássio e ferro, ajuda no equilíbrio da flora intestinal se consumida, no mínimo, três vezes na semana", ensina o endocrinologista Alfredo Cury, do Spa Posse do Corpo.

Comentários