10 maneiras de diminuir o consumo de açúcar no seu dia a dia!



10 Recursos para diminuir o consumo de Açúcar

O açúcar, este nome ressoa como um pesadelo que se repete toda vez que desejamos cuidar de nossa linha. Ele se encontra escondido em vários alimentos, o que torna difícil nossa busca de emagrecimento. Nada de pânico, mesmo se não conseguimos diminuí-lo em tudo, nós podemos reduzir seu uso em muitas receitas ou substituí-lo por outros recursos sem prejudicar o sabor.

Não estamos habituados a consumir muito açúcar, o que não e bom nem para a linha nem para a saúde. Veja alguns truques para diminuir este consumo sem sofrer...

Nas bebidas quentes
Substitua o açúcar por leite no seu café, para adocicá-lo ou por limão no seu chá, para um toque acidulado.

Produtos de laticínio, mas a seu modo!
No lugar de comprar seus iogurtes de frutas que contêm em geral 10-15 g de açúcar por pote, seja inteligente e dê seu toque pessoal nos iogurtes naturais com frutas frescas (ou congeladas) ou sua colherzinha (de café) de açúcar (que representa 5 g), assim você vai reduzir seu consumo.

Nas suas receitas
São inúmeras as receitas que usam quantidades exageradas de açúcar, principalmente em nosso país, onde o açúcar de cana adoça mais, o que torna desnecessário o exagero das quantidades em certas receitas. Os europeus, de modo geral, têm sobremesas quase sem açúcar (menos doces) e acham algumas das nossas muito açucaradas (como algumas árabes e portuguesas também). Um conselho: experimente diminuir de 10 a 15 % a quantidade de açúcar nas receitas, não vai prejudicar e você acaba acostumando seu paladar. Com menos açúcar você sente melhor o sabor dos outros ingredientes.

Revisite os cereais do café da manhã
No café da manhã o açúcar faz parte do nosso ritual para começar e deslanchar bem o dia. Você pode, no entanto, substituir as granolas industriais, que costumam ser bem doces, por misturas feitas por você, utilizando frutos e frutas secas e cereais sem açúcar. Outra opção é comer também frutas frescas que já têm açúcar natural, alem da vantagem das vitaminas e fibras.

Ah!... Os armários!
Sabemos bem que a tentação é que nos faz frequentemente ceder às guloseimas. Portanto não hesite em deixar de comprar aquelas delícias perturbadoras ou escondê-las no fundo dos armários para ficarem um pouco esquecidas e não gritando: "ei! estou aqui...!" Aí fica difícil resistir às tentações!

O aperitivo
O açúcar se esconde mesmo no álcool, sobretudo nos licores, nos vinhos demi sec , nos coquetéis, principalmente à base suco de frutas ou néctar e também na cerveja. Prefira champagne, os vinhos secos e os destilados (consumo limitado).

Bye bye às sobremesas lácteas muito doces...
As sobremesas à base de leite, pelas quais nos apaixonamos e que são muitas vezes muito doces (crème brûlée, ovos nevados, arroz doce, pudim de leite condensado...) devem ser revistas. Quando você mesmo as faz, basta ter cuidado e não exagerar no açúcar, para continuar a saborear estas delícias sem remorso.

Pela manhã utilizar toques salgados
Os ingleses entenderam bem, uma outra maneira de evitar o açúcar é substituí-lo por guloseimas salgadas. O que é mais simpático do que um ovo poché sobre uma torrada recoberta de finas fatias de abacate (ou presunto branco) ou a torrada com um ovo frito... Huuum, dá água na boca ...!

Adapte suas receitas de bolos
Para substituir a metade do açúcar em suas criações, você pode utilizar frutas maduras, como a banana, o pêssego, a maçã, os figos e muitas outras. Graças a elas, você vai satisfazer suas papilas, cuidando do seus quadris...

Alterne seus molhos asiáticos
Certos molhos da cozinha asiática, como o molho de soja (shoyu) contêm açúcar. De repente, se você utilizar apenas para salgar, prefira o molho nuoc-mam pois ele não contém açúcar.

Fonte: MSN-Saúde/Bem-estar

Comentários